Programa do Governo do Estado para reduzir as desigualdades regionais tem apoio do BRDE
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul aderiu oficialmente ao Crescendo Juntos – Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais por meio de assinatura de termo de cooperação técnica com o Governo do Estado nesta quinta, 30, em Florianópolis. Participaram do ato o secretário de Estado do Planejamento Cassio Taniguchi, o presidente do BRDE Neuto de Conto, o superintendente do BRDE em Santa Catarina Nelson Ronnie e o diretor de Desenvolvimento Regional e das Cidades da Secretaria de Estado de Planejamento, Norton Boppré.
>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download
O programa, lançado em maio, tem como foco dinamizar a economia de 12 regiões com baixos índices de desenvolvimento em Santa Catarina: Caçador, Campos Novos, Canoinhas, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Lages, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Taió. Coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento, a iniciativa prevê ações para gerar um crescimento inclusivo, equilibrado e sustentável no Estado em parceria com a sociedade civil.
“O BRDE tem tudo para ajudar as áreas mais críticas do nosso Estado a se desenvolver de uma forma harmônica e integrada e, sem dúvida nenhuma, será um parceiro fundamental para que os recursos disponíveis, os financiamentos, a iniciativa privada e o próprio poder público alavanquem esse desenvolvimento para reduzir as desigualdades regionais”, destacou o secretário de Planejamento Cassio Taniguchi.
Conforme o termo, compete ao BRDE executar projetos e ações nas regiões prioritárias e buscar a concretização das iniciativas propostas na Agenda Regional de Desenvolvimento, principal instrumento do Crescendo Juntos. Também cabe ao banco colaborar com estudos, avaliação e alternativas para dinamização do desenvolvimento regional a partir da sua área de atuação; disponibilizar processos, meios e conhecimentos com o objetivo de convergir esforços para maior efetividade do programa; auxiliar no processo de planejamento e mobilizar forças para alcançar os resultados esperados do programa.
“O Programa tem visão para o dia de amanhã, para aqueles que mais necessitam, para a recuperação de algumas regiões cujas pessoas devem ter o bem estar social, o desenvolvimento econômico e principalmente a harmonia de todos os catarinenses.”, completou o presidente do BRDE.
Os parceiros iniciais do Crescendo Juntos são o Banco do Brasil, a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc).
Leia mais:
>>> Programa do Governo do Estado para reduzir desigualdades regionais tem novo parceiro
>>> Governo de Santa Catarina lança programa para reduzir desigualdades com foco inicial em 12 regiões
Informações adicionais para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3319/9186-9740