Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Polícia Civil prende dois...

Polícia Civil prende dois contadores acusados de fraude em notas fiscais e criação de empresas de fachada

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta quarta-feira, 30, dois contadores envolvidos em esquema de fraude de notas fiscais e sonegação de impostos, um em Itajaí e outro em Balneário Camboriú.

Eles foram alvo da Operação Caduceu 1549, que também cumpriu 27 mandados de busca em endereços de pessoas usadas como laranjas do esquema.

As ações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), ocorreram nas cidades de Navegantes, Balneário Camboriú, Itapema, Itajaí, Porto Belo, Tijucas, Palhoça e Florianópolis.

O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 4 milhões e as suspeitas partiram da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).

A delegada de Crimes Fazendários da DEIC, Débora Mariani Jardim, falou em entrevista coletiva que 45 empresas foram identificadas, mas nenhuma existia fisicamente:

SONORA

A investigação começou a partir de uma abordagem feita em 2020 a um caminhão com carga de pescado, como explica o consultor de Gestão da Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda, Felipe dos Passos:

SONORA

O delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, lembra que esse tipo de crime tira do estado o dinheiro que seria utilizado em políticas públicas, inclusive na segurança das pessoas:

SONORA