Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Missão prepara acordo entre...

Missão prepara acordo entre Santa Catarina e estado alemão da Turíngia

Uma missão oficial pela Alemanha, organizada pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, prepara a participação de Santa Catarina do 34º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que será realizado no estado alemão da Turíngia em outubro. O EEBA 2016 será palco da formalização da parceria entre Santa Catarina e a Turíngia. O secretário da pasta, Carlos Adauto Virmond, iniciou a missão nesta segunda-feira, 6.

“Queremos marcar a participação de Santa Catarina no próximo Encontro Econômico Brasil-Alemanha com a assinatura do acordo de irmanamento com a Turíngia e uma série de protocolos de cooperação que irão nos aproximar ainda mais da Alemanha”, explicou o secretário. A missão inclui ainda visitas a empresas, governos locais, e instituições de ensino e pesquisa para prospecção de parcerias e cooperações em sete cidades do país europeu. 


Foto: Caroline Canale / SAI

A primeira parada da missão foi na cidade de Erfurt, Capital da Turíngia. Virmond se encontrou com o ministro da Economia, da Ciência e da Sociedade Digital daquele estado, Wolfgang Tiefensee. O ministro apresentou o planejamento da Turíngia para os próximos cinco anos, com foco em cidades inteligentes e energias sustentáveis. Projetos sociais também estão no radar dos alemães. Tiefensee solicitou o envio de mais informações sobre energias renováveis em Santa Catarina.

Virmond destacou que a intenção de Santa Catarina com a aproximação com a Turíngia é realizar um trabalho em conjunto. “Buscamos trabalhar juntos e não apenas para ser um mercado final, mas um parceiro”, disse.

A agenda incluiu ainda uma apresentação de Santa Catarina na agência de desenvolvimento regional da Turíngia LEG-Thueringen liderada pelo vice-presidente do orgão, Arnulf Wulff. O encontro foi seguido por uma avaliação conjunta de áreas para cooperação. Há interesse por parte dos alemães no setores de bio e nanotecnologia.

O secretário também esteve com representantes de empresas locais da indústria óptica, de alimentos, de energias renováveis, e tecnologia da informação. “A proposta de Santa Catarina é que o EEBA deste ano promova seminário entre empresas destes setores nos quais as nossas empresas possam participar”, sugeriu.

O primeiro dia da missão teve ainda uma reunião com o diretor do Banco de Desenvolvimento da Turíngia, Matthias Wierlacher; e um jantar com o vice-presidente para Educação e da Universidade de Ciência Aplicadas Ernst-Abbe, da cidade de Jena, Alexander Richter. Segundo Richter, a universidade alemã deseja renovar a cooperação existente com a Universidade Federal de Santa Catarina durante o EEBA 2016.

Nesta terça-feira, a agenda da missão incluiu visitas para conhecer os mecanismos de combate à corrupção e lavagem de dinheiro; reunião para tratar de cooperação na área de música entre a Universidade de Música Franz Liszt de Weimar e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); e encontro com o reitor da Universidade Franz Liszt, Christoph Stölzl.

Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2214 / (48) 9952-4504