Em visita ao Porto de Imbituba, Raimundo Colombo destaca que expansão portuária fortalece a economia catarinense diante da crise
Em visita ao Porto de Imbituba, na tarde desta quarta-feira, 25, o governador Raimundo Colombo destacou os números da movimentação de cargas e o quanto a expansão do Porto é importante para a economia de Santa Catarina.
Fotos: Julio Cavalheiro / Secom
“Um complexo portuário eficiente, como é o caso de Santa Catarina, atrai novos investimentos e facilita o acesso ao mercado externo. Esse mecanismo tem que funcionar bem, porque nos ajuda a encontrar novas alternativas na economia e na geração de empregos”.
De 2012, quando o Estado assumiu a administração, até agora, o Porto de Imbituba registrou um crescimento de 70% na movimentação de cargas, com destaque para o mês de março deste ano, quando bateu o recorde de 504.860 toneladas de cargas movimentadas – a maior marca já registrada na história do Porto.
Comparados os três primeiros meses do ano passado, o Porto praticamente duplicou a movimentação de cargas. Este ano a soma já é de 1.341.217 de toneladas (até março). No último ano, em janeiro, fevereiro e março foram de 689 mil toneladas. Entre as principais cargas movimentadas estão os granéis agrícolas, como milho, soja e trigo, além de minerais.
A expectativa do presidente do Porto de Imbituba, Luis Rogério Pupo Gonçalves, é chegar ao final de 2016 com o acumulado de 4,5 milhões de toneladas movimentadas. “Isso significa ampliar em 100% as nossas operações se compararmos ao cenário que era quando assumimos o Porto”, informou.
Além do foco na modernização e eficiência, o Porto de Imbituba tem como diferencial um tripé na logística de acesso. No modal rodoviário, está a apenas seis quilômetros da BR 101; no ferroviário, a Ferrovia Teresa Cristina liga Imbituba a Criciúma e possui acesso direto ao Porto para a movimentação de cargas; e no modal aéreo, o porto está a 115 quilômetros do aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, e a 79 quilômetros do aeroporto Regional, em Jaguaruna.
Diversidade de Cargas
O Porto Imbituba se prepara para realizar o embarque inédito em Santa Catarina de uma carga de terneiros vivos para a Turquia. Os animais estão confinados em uma área que fica próximo ao Porto.
Para Colombo, a saída da carga representa uma movimentação estratégica no sentido de proteger Santa Catarina de prejuízos no setor pecuário. Segundo o governador, ao mesmo tempo em que os criadores foram incentivados a aumentar a produção, o custo para manter os rebanhos aumentou muito e inviabilizou o confinamento do gado. “Com essa alternativa a gente consegue revitalizar a cadeia produtiva da pecuária no estado”, salientou Colombo.
A operação com os terneiros vivos é resultado de negociações que começaram em 2007 entre o Governo do Estado e a União de Importadores e Exportadores de Carnes e Derivados da Itália (Uniceb), quando assinaram um protocolo de intenções para a exportação de terneiros vivos de Santa Catarina.
O status de Estado livre de febre aftosa sem vacinação foi fundamental para a concretização do negócio. Os animais, com idade entre seis e oito meses e peso de aproximadamente 200 quilos, foram adquiridos de produtores rurais catarinenses, o que movimentou cerca de R$ 6 milhões. São 4,3 mil terneiros das raças Charolês e Limousin.
Ainda esse ano, está programado o embarque de automóveis pelo Porto de Imbituba. “Essa diversidade, amplia a eficiência e o número de clientes atendidos. Isso traz um dinamismo positivo pra toda a economia catarinense. O Porto precisa cumprir essa missão que é de facilitar esse fluxo comercial entre Santa Catarina e o restante do mundo”, destacou o presidente da SCPar, Paulo Cesar da Costa.
Investimentos e Cuidados com o Meio Ambiente
O presidente da SCPar, Paulo Cesar da Costa, destacou que desde que o Estado assumiu a administração do Porto, os investimentos têm sido constantes para dinamizar as operações.
Entre os recursos, Paulo Cesar da Costa destaca os R$ 40 milhões em melhorias da segurança e eficiência do Porto. Entre as principais ações está a dragagem de aprofundamento que resultou em nova profundidade para manobras de navios.
Para as obras no acesso ao Porto, estão previstos investimentos de R$ 12 milhões. O projeto contempla a pavimentação do trecho entre o acesso Norte da BR-101, com 5,3 mil metros, à área portuária da cidade, pela Avenida Marieta Konder Bornhausen e pela Rua Manoel Florentinho Machado.
O porto é ainda parceiro de projetos sociais e tem como prioridade tornar suas ações cada vez mais sustentáveis para a proteção do meio ambiente.
Nessa área, o Porto desenvolve trabalhos com a comunidade, gestão adequada dos resíduos que são gerados nas atividades portuárias; gerenciamento de riscos ambientais e o projeto de monitoramento das Baleias Franca, que rendeu ao Porto o maior prêmio ambiental do Sul do País, o Expressão de Ecologia, na categoria Conservação da Vida Silvestre.
A finalidade do projeto é preservar o habitat natural da espécie migratória de baleia que utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar os filhotes. O projeto é feito no período em que mais se registra a presença das baleias em Imbituba: entre 1º de julho e 30 de novembro.
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Em visita ao Porto de Imbituba, na tarde desta quarta-feira, 25, o governador Raimundo Colombo destacou os números da movimentação de cargas e o quanto a expansão do Porto é importante para a economia de Santa Catarina.
“Um complexo portuário eficiente, como é o caso de Santa Catarina, atrai novos investimentos e facilita o acesso ao mercado externo. Esse mecanismo tem que funcionar bem, porque nos ajuda a encontrar novas alternativas na economia e na geração de empregos”.
De 2012, quando o Estado assumiu a administração, até agora, o Porto de Imbituba registrou um crescimento de 70% na movimentação de cargas, com destaque para o mês de março deste ano, quando bateu o recorde de 504.860 toneladas de cargas movimentadas – a maior marca já registrada na história do Porto.
Comparados os três primeiros meses do ano passado, o Porto praticamente duplicou a movimentação de cargas. Este ano a soma já é de 1.341.217 de toneladas (até março). No último ano, em janeiro, fevereiro e março foram de 689 mil toneladas. Entre as principais cargas movimentadas estão os granéis agrícolas, como milho, soja e trigo, além de minerais.
A expectativa do presidente do Porto de Imbituba, Luis Rogério Pupo Gonçalves, é chegar ao final de 2016 com o acumulado de 4,5 milhões de toneladas movimentadas. “Isso significa ampliar em 100% as nossas operações se compararmos ao cenário que era quando assumimos o Porto”, informou.
Além do foco na modernização e eficiência, o Porto de Imbituba tem como diferencial um tripé na logística de acesso. No modal rodoviário, está a apenas seis quilômetros da BR 101; no ferroviário, a Ferrovia Teresa Cristina liga Imbituba a Criciúma e possui acesso direto ao Porto para a movimentação de cargas; e no modal aéreo, o porto está a 115 quilômetros do aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, e a 79 quilômetros do aeroporto Regional, em Jaguaruna.
Diversidade de Cargas
O Porto Imbituba se prepara para realizar o embarque inédito em Santa Catarina de uma carga de terneiros vivos para a Turquia. Os animais estão confinados em uma área que fica próximo ao Porto.
Para Colombo, a saída da carga representa uma movimentação estratégica no sentido de proteger Santa Catarina de prejuízos no setor pecuário. Segundo o governador, ao mesmo tempo em que os criadores foram incentivados a aumentar a produção, o custo para manter os rebanhos aumentou muito e inviabilizou o confinamento do gado. “Com essa alternativa a gente consegue revitalizar a cadeia produtiva da pecuária no estado”, salientou Colombo.
A operação com os terneiros vivos é resultado de negociações que começaram em 2007 entre o Governo do Estado e a União de Importadores e Exportadores de Carnes e Derivados da Itália (Uniceb), quando assinaram um protocolo de intenções para a exportação de terneiros vivos de Santa Catarina.
O status de Estado livre de febre aftosa sem vacinação foi fundamental para a concretização do negócio. Os animais, com idade entre seis e oito meses e peso de aproximadamente 200 quilos, foram adquiridos de produtores rurais catarinenses, o que movimentou cerca de R$ 6 milhões. São 4,3 mil terneiros das raças Charolês e Limousin.
Ainda esse ano, está programado o embarque de automóveis pelo Porto de Imbituba. “Essa diversidade, amplia a eficiência e o número de clientes atendidos. Isso traz um dinamismo positivo pra toda a economia catarinense. O Porto precisa cumprir essa missão que é de facilitar esse fluxo comercial entre Santa Catarina e o restante do mundo”, destacou o presidente da SCPar, Paulo Cesar da Costa.
Investimentos e Cuidados com o Meio Ambiente
O presidente da SCPar, Paulo Cesar da Costa, destacou que desde que o Estado assumiu a administração do Porto, os investimentos têm sido constantes para dinamizar as operações.
Entre os recursos, Paulo Cesar da Costa destaca os R$ 40 milhões em melhorias da segurança e eficiência do Porto. Entre as principais ações está a dragagem de aprofundamento que resultou em nova profundidade para manobras de navios.
Para as obras no acesso ao Porto, estão previstos investimentos de R$ 12 milhões. O projeto contempla a pavimentação do trecho entre o acesso Norte da BR-101, com 5,3 mil metros, à área portuária da cidade, pela Avenida Marieta Konder Bornhausen e pela Rua Manoel Florentinho Machado.
O porto é ainda parceiro de projetos sociais e tem como prioridade tornar suas ações cada vez mais sustentáveis para a proteção do meio ambiente.
Nessa área, o Porto desenvolve trabalhos com a comunidade, gestão adequada dos resíduos que são gerados nas atividades portuárias; gerenciamento de riscos ambientais e o projeto de monitoramento das Baleias Franca, que rendeu ao Porto o maior prêmio ambiental do Sul do País, o Expressão de Ecologia, na categoria Conservação da Vida Silvestre.
A finalidade do projeto é preservar o habitat natural da espécie migratória de baleia que utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar os filhotes. O projeto é feito no período em que mais se registra a presença das baleias em Imbituba: entre 1º de julho e 30 de novembro.
História do Porto de Imbituba
O porto de Imbituba foi construído pelos ingleses em 1880 para escoar a produção de carvão extraído nas minas na cabeceira do Rio Tubarão e transportado pela Estrada de Ferro Donna Thereza Christina. No início do século 20, a concessão das minas de carvão e da ferrovia foi transferida para a firma carioca Lage & Irmãos, que também assumiu o porto.
Com a ampliação das atividades carboníferas em Santa Catarina e a persistência do problema do Porto de Laguna, a Lage & Irmãos resolveu ampliar o Porto de Imbituba para atender quase que exclusivamente aos seus navios. No dia 3 de novembro de 1922, foi fundada a Companhia Docas de Imbituba (CDI), que nasceu assumindo toda a área portuária (principalmente o quebra-mar em construção) e as instalações existentes.
A CDI viria a obter, pelo Decreto nº 7.842, de 13 de setembro de 1941, a concessão para executar os melhoramentos e explorar comercialmente o porto. Nessa nova fase das obras, os primeiros 100 metros do cais de atracação foram inaugurados em 4 de maio de 1942.