Durante encerramento do Congresso da Acaert, Colombo afirma que o momento é de mudança
Com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre jornalistas, radialistas e autoridades catarinenses, o 16º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão encerrou-se na noite desta quarta-feira, 18, no Costão do Santinho, em Florianópolis. O governador Raimundo Colombo prestigiou o evento. Durante os três dias do congresso promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), os participantes puderam acompanhar palestras e debates que contribuíram para a troca de experiências, aprendizado, parcerias e novos negócios.
“Quanto mais discutimos a realidade, mais preparados ficamos para ajudar o Estado a superar as dificuldades que hoje nós temos nesse processo de mudança. Todos vêm para cooperar. Temos que fortalecer e valorizar aqueles que prestam um excelente trabalho de utilidade pública, que são os comunicadores”, disse Colombo.
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
Colombo destacou ainda que hoje o momento é de recuperar a esperança e a autoestima. Ele ainda citou as ações, que no seu ponto de vista, devem acontecer nos próximos meses pelo governo federal. “O Congresso deve ser convocado ainda no mês de julho para fazer as mudanças estruturais necessárias para diminuir o custo público e rever a previdência. Por isso, é tão importante esse debate que busca mudanças para que a gente possa voltar a crescer”, disse.
Na oportunidade, foi entregue o título de Mérito Catarinense para quatro personalidades que se destacaram em suas áreas para o desenvolvimento social e econômico do estado e na valorização da radiodifusão de Santa Catarina. Os homenageados foram Antônio Koerich (Grupo Koerich), Glauco José Côrte (Fiesc), Júlio Garcia (ex-presidente da Alesc) e Mário Petrelli (Grupo RIC). “Este ano, instituímos o Mérito Catarinense para prestigiar as pessoas que fazem acontecer no estado de Santa Catarina”, disse o presidente da Acaert, Rubens Olbrisch.
Para o presidente da Acaert, foi uma satisfação receber todos os radiofusores do estado em um evento muito importante, principalmente em um momento que jornalistas da imprensa brasileira sofrem ataques. “Isso trouxe uma grande preocupação para nós. Trouxemos jornalistas de todo o país com toda a sua dedicação explicando como o jornalista deve proceder para que isso não aconteça. Nós defendemos a imprensa livre a todo instante e queremos que isso se torne uma realidade no país”, afirmou.
A Acaert
Acaert foi fundada em 22 de novembro de 1980 para trabalhar em prol da profissionalização e fortalecimento do segmento das emissoras de rádio e televisão de Santa Catarina. Seus princípios são a valorização da programação regional, a profissionalização do radiodifusor, o fortalecimento dos seus associados, o incentivo ao crescimento do mercado, a valorização das pequenas emissoras, além da preocupação com as soluções dos problemas comunitários.
A entidade atua como legítima representação política do segmento, além de apoiar às ações da Abert, no combate às rádios piratas, por exemplo. Promove o crescimento de seus associados por meio da Central Acaert de Rádio, realização de eventos e do Prêmio Acaert. Oferece ainda assistência jurídica e técnica, e apoia eventos do mercado e da mídia.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC