Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Em reunião com ministro...

Em reunião com ministro da Fazenda, governadores recebem nova proposta para parcelamento da dívida dos Estados

O governador Raimundo Colombo participou nesta terça-feira, 8, em Brasília, de audiência com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, em continuidade aos debates sobre a proposta de revisão da dívida do Estado com a União. Conforme Colombo, houve avanço importante nas discussões, com nova proposta do Governo Federal para desconto de 20% nas parcelas durante 24 meses ou 40% por 12 meses. “A proposta melhorou, agora os governadores irão se reunir para estudar e elaborar uma contraproposta num processo de evolução”, falou.

Foto: Fernanda Rodrigues / SAN

>>> Mais imagens na galeria

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Caso o acordo seja firmado, o Governo Federal pede, em contrapartida, que os Estados façam esforços no sentido de aumentar a arrecadação previdenciária, cortar cargos comissionados e novos empréstimos, entre outras medidas que, de acordo com Colombo, são viáveis e muitas já aplicadas em Santa Catarina. “Iremos avaliar os números e ouvir nossos companheiros, não queremos comprometer a questão financeira nacional, mas temos segurança jurídica com relação a nossa tese que está em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, expressou o governador.

Presente na reunião, o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni, explicou que, em conjunto, o alongamento da dívida, os 20% de desconto nas parcelas por dois anos e a mudança do indexador de IGPDI +6% para IPCA + 4% significam um bom avanço e representariam uma economia de aproximadamente R$ 1 bilhão para os cofres do Estado em dois anos.

Participaram do encontro desta terça os governadores de outros quatro estados: São Paulo, Geraldo Alckmin; Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori; e Alagoas, Renan Filho. Também acompanharam a agenda o secretário executivo de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e a secretária adjunta Lourdes Martini.

>>> Leia também

Em reunião com presidente Dilma, governador Colombo defende tese catarinense para revisão das dívidas dos Estados

Governador apresenta para ministros do STF proposta catarinense de revisão da dívida do Estado com a União

PGE recorre contra decisão do STF sobre cálculos da dívida de Santa Catarina

Governo do Estado detalha estratégia para revisão dos cálculos da dívida com União

Dívida pública: decisão do STF nega liminar a SC

Informações adicionais para a imprensa:
Fernanda Rodrigues (SC 02540 JP)
Jornalista – Secretaria de Articulação Nacional
Brasília/DF – Telefone: (61) 3101-0903 – Celular: (61) 9304-0198
fernanda@san.sc.gov.br