Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Tratamento de esgoto contribui...

Tratamento de esgoto contribui na conquista da Bandeira Azul em 85% da orla de Balneário Piçarras

Bandeira Azul em Balneário Piçarras. A versão da próxima temporada será hasteada em dezembro. Foto: Felipe Franco/Acervo CASAN

Próximo de atingir 37,7% com o serviço de coleta e tratamento de esgoto oferecido pela CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), o município de Balneário Piçarras obteve a aprovação do júri internacional do Programa Bandeira Azul para certificar 85% de toda sua orla para a Temporada de Verão 2024/2025. O anúncio feito é um acréscimo de 22% no trecho da praia em relação à avaliação anterior, confirmando a contribuição dos investimentos da Companhia na ampliação da infraestrutura de coleta e tratamento de esgotos da cidade.

“São investimentos que vão elevar o percentual de coleta e tratamento de esgoto para quase 40% do município, contribuindo diretamente com a balneabilidade da orla. Com isso, o Programa Bandeira Azul vai impulsionar ainda mais o turismo de verão”, destaca o engenheiro Sanitarista e Ambiental da empresa Econsult Group, Everson da Silva Antunes, que atua no Projeto Socioambiental em Piçarras, a serviço da CASAN.

O programa Bandeira Azul avalia a qualidade da água e a infraestrutura turística em praias pelo mundo. Para cumprimento das exigências do programa internacional de qualidade, é necessário – entre situações de infraestrutura da orla – realizar atividades de educação ambiental e manter a praia própria para banho. “O oceano é diretamente beneficiado pelo tratamento de esgoto devido à redução da carga poluente transportada pelos rios que deságuam nele, contribuindo para os ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos”, explica Everson.

Orla de Balneário Piçarras, um dos destinos turísticos mais frequentados do Litoral Norte. Foto: Felipe Franco/Acervo CASAN

O trecho que receberá a certificação possui 5,7 quilômetros de extensão, situado entre o Molhe Central (descida da Rua Alexandre Guilherme Figueredo) até o limite com o município de Barra Velha. “A certificação reforça o compromisso do município com a conservação ambiental, com a excelência turística, e consolida ainda mais a cidade de Balneário Piçarras como destino de referência para os turistas da nossa região”, reforça o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP), Elton Cantenor Teixeira.

O setor que vai ostentar a Bandeira Azul possui sistema parcial de esgotamento sanitário, em operação desde 2020. Todo esgoto coletado nos imóveis é encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto localizada no Bairro Santo Antônio, para que após a depuração volte à natureza dentro dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. A Bandeira Azul será hasteada no dia 15 de dezembro.

INFORMAÇÕES ONLINE

Para o recebimento semanal de informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support