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SAS lança selo de homologação dos Planos de Contingência da Assistência Social

Foto: Marco Favero / Arquivo / Secom

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), em parceria com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, vai reconhecer com um selo, o trabalho dos municípios catarinenses que implantarem o Plano de Contingência da Assistência Social, conforme todas diretrizes estabelecidas pelos dois órgãos. O documento é fundamental para a melhor atuação dos profissionais durante calamidades e emergências.

A diretora de Assistência Social da SAS, Gabriela Dornelles, ressalta que hoje Santa Catarina é o único estado do país com uma Plano de Contingencia da Assistência Social e já é referência nacional, mas o intuito é aprimorar esse trabalho em todos os 295 municípios. “Infelizmente somos muito atingidos por calamidades e estamos preparados, trabalhando de forma preventiva para que não sejamos surpreendidos. Outro diferencial é o trabalho articulado da Assistência com outras pastas ”, disse.

A secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, também destacou a atuação da Assistência Social em Calamidades e Emergências e citou a importância da implantação e atualização dos planos de contingência dos municípios diante das tragédias climáticas cada vez mais frequentes. “Nós do Governo do Estado estamos fazendo nosso papel na prevenção e na resposta quando algo acontece, mas precisamos que os municípios tenham seu plano de trabalho, que saibam quais serão os abrigos que vão receber desabrigados, se esses locais oferecem todas as condições para o acolhimento, como vão chegar, quem vai trabalhar, o que cada um vai fazer”, completa.

Gabriella explica que um plano de contingência efetivo precisa conter vários pontos, como por exemplo, o Diagnóstico do Território e Cenários de Risco, os Ciclos de Gestão e Níveis de Mobilização, Dinâmicas de Ações Operacionais; Planos de Ação: Prevenção, Mitigação e Preparação; Resposta; Recuperação; Vigilância, Comunicação e Informação e Unidade de Gestão Operacional, entre outros.

Para solicitar a homologação do Selo Plancon da Assistência Social é necessário que o município encaminhe para a SAS, documentos como: Decreto de Nomeação do Comitê Intersetorial; Plano de Contingência A.S.; Documento declaratório de adequação do Plano de Contingência A.S. ao Planode Contingência Municipal (emitido pelo Comitê Intersetorial) e Resolução do CMAS com aprovação do Plancon A.S.

Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação). 
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916  e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br

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Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

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