Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Hospital e Maternidade Tereza...

Hospital e Maternidade Tereza Ramos implementa programa para reduzir infecções em recém-nascidos

Fotos: Divulgação/SES

As infecções hospitalares representam uma das principais ameaças à saúde de recém-nascidos, podendo resultar em graves sequelas e até mesmo levar à morte. Para enfrentar esse desafio, o Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos (HGMTR), em Lages, unidade própria  da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou o programa INOVA NEO. Fundamentado nas melhores evidências científicas e desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o programa tem o objetivo de reduzir os índices de infecção e garantir a segurança dos pequenos pacientes.

Inicialmente, o Inova foi implementado na UTI geral adulta, onde alcançou resultados significativos, reduzindo os índices de infecção em mais de 80%. Além disso, estabeleceu um marco impressionante: dois anos consecutivos sem infecções primárias de corrente sanguínea (IPCS). Devido ao seu sucesso, o programa foi expandido para outras equipes do hospital e agora está sendo lançado no setor neonatal.

“Ao iniciar a rotina do round, são estabelecidas metas diárias que todos devem cumprir. Ao final de cada plantão, essas metas são avaliadas e checadas. Por meio do round multidisciplinar, os profissionais realizam uma vigilância clínica mais eficaz, adequando a analgesia, monitorando a nutrição e a terapia antimicrobiana, além de proceder com a retirada dos dispositivos, o desmame da ventilação e a mobilização precoce,” explica a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH),  enfermeira Ladyanne Kessin Flores.

O Round Multidisciplinar Diário (RMD) é uma ferramenta de colaboração interprofissional que envolve enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, integrantes do SCIH, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros. Essa equipe realiza, diariamente, no início do plantão matutino, discussões individualizadas dos casos à beira do leito dos recém-nascidos, estabelecendo metas diárias para todos os envolvidos.

O programa INOVA NEO conta com a participação de vários setores do hospital: a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo), o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), o Departamento de Educação Permanente (DEP) e o Núcleo de Segurança do Paciente (NUSEP).

Mais informações:
Josiane Ribeiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support