Executivos de multinacional norueguesa realizam visita técnica para possível instalação de fábrica em Santa Catarina
Executivos da Proso Managment, multinacional norueguesa que avança na possibilidade de instalação de uma fábrica de containers em Santa Catarina, com investimentos de mais de U$ 3 bilhões, estiveram reunidos nesta terça-feira, 15, com o vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, com o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), Miguel Ximenes, e o secretário da Articulação Nacional, Acélio Casagrande, na cidade de Imbituba, para conhecer as potencialidades do município, que poderá receber a fábrica na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Os empresários visitaram o Porto de Imbituba e também conversaram com representantes do executivo municipal.
Foto: Jeferson Baldo / GVG
“Estamos avançando no processo de implantação da fábrica norueguesa no Estado, com muito interesse. A região Sul precisa de empreendimentos como este para se desenvolver de forma mais acelerada”, destacou Moreira.
A empresa poderá gerar cerca 1,5 mil novos postos de trabalho, que segundo o vice-presidente da companhia, Oddvar Skjaeveland,serão preenchidos preferencialmente pela mão de obra local, estimulando o desenvolvimento econômico da cidade.
Segundo o presidente do Porto de Imbituba, Rogério Pupo, os executivos fizeram uma avaliação técnica e encontraram condições que atenderiam à instalação da empresa, o que irá fomentar o mercado de Santa Catarina. “Apresentamos nossas condições e temos como atender ao que imaginam instalar aqui”, enfatizou.
O prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, disse estar otimista e destacou o bom momento que vive o município. Cardoso falou ainda que Imbituba possui áreas de terras ociosas, disponíveis para receber futuros investidores. “Imbituba, com 42 mil habitantes, é uma das poucas cidades no Brasil que vai fechar o ano com saldo positivo na geração de empregos e obteve crescimento de 10% na sua receita”.
De acordo com o presidente da Codesc, a empresa não está em Imbituba para anunciar sua instalação, nem a construção de uma ZPE, porém a visita técnica comprova o interesse no município e pode ser considerada como um avanço na atração do importante empreendimento. “Temos uma autorização federal concedida há algum tempo que nos permite a construção de uma ZPE, mas devido às dificuldades estabelecidas pela legislação brasileira, isso ainda não foi possível. Estamos avançando nesse processo e consideramos o Porto de Imbituba com total potencialidade”, explicou Miguel Ximenes.
Mais informações para a imprensa
Sabryna Sartott
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Vice-Governador
E-mail: sabrynasartott@gmail.com
Fone: (48) 3665-2283 / 99138-8722
Site: www.sc.gov.br