Ponte Hercílio Luz recebe a primeira treliça para garantir sustentação durante a restauração
As obras de construção da chamada ponte segura, estrutura que vai garantir a sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante o trabalho de restauração, avança mais uma fase. Nesta quinta-feira, 10, a construtora Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte, responsável pela execução da obra, iniciou a colocação da primeira treliça da estrutura inferior que fará a ligação entre os quatro apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz.
Fotos: James Tavares / Secom
O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, e o secretário da Infraestrutura, João Carlos Ecker, estiveram no local ainda na quarta-feira, quando a estrutura da treliça foi levada de balsa pelo mar até a ponte, onde serão içadas. Eles conversaram com a equipe responsável pela obra e obtiveram informações de todo o andamento do trabalho nesta nova fase. “Essa é uma etapa que nos enche de alegria. É o inicio da colocação de uma das cinco treliças, para que definitivamente se conclua a etapa da Ponte Segura. Vemos a grandiosidade da obra e tranquilidade e eficiência da Empa na execução dessa parte tão importante”, disse Agostini.
“ Todas as etapas para conclusão da ponte são importantes. O Governo do Estado está trabalhando forte para viabilizar essa obra. Estamos satisfeitos, pois encontramos uma empresa que tem o mesmo compromisso do Estado que é entregar a obra para população”, afirmou o secretário da Infraestrutura.
O engenheiro fiscal da obra de reabilitação e recuperação da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy, explicou que a treliça será posicionada para ser içada com cabos que estarão acoplados no eixo de um macaco hidráulico e na treliça que serão puxados. Nas duas torres são quatro macacos, dois em cada torre que através dessas barras serão acoplados. Cada macaco tem a capacidade de içar 100 toneladas e a treliça pesa 94 toneladas. Quando a treliça encostar nas vigas existentes sobre as torres todos os pontos serão soldados, o que deve levar até oito dias de solda.
“Toda a tecnologia usada, a metodologia executiva é de não forçar o vão central da Ponte Hercílio Luz. Isso é uma vitória de engenharia. Estudamos muito e encontrou-se a solução”, destacou Wenceslau.
No canteiro de obras, na parte Continental de Florianópolis, já está a segunda treliça que deve ser colocada em janeiro e a terceira já em fase inicial de construção. “Não temos dúvida nenhuma que será cumprido o prazo contratual. A conclusão da ponte Hercílio Luz é importante para todos nós catarinenses e é um alívio para nós do governo ver essa obra avançar”, salientou o presidente do Deinfra.
O andamento da obra neste ano
Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial para a conclusão da etapa da ponte segura, o Estado contratou a empresa Empa, do grupo português Teixeira Duarte, que garantirá a segurança da estrutura da Hercílio Luz para o restauro. Esta etapa é fundamental para a estabilidade da ponte e permitirá a substituição das barras de olhal e das peças definitivas.
A empresa responsável pela construção da estrutura que vai garantir a sustentação da ponte Hercílio Luz concluiu dia 4 de outubro a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte. O serviço emergencial foi necessário para dar segurança e permitir a próxima fase de restauração. A obra começou no dia 7 de abril. A empresa cumpriu o prazo contratual que foi de 180 dias.
No dia 6 de outubro, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão da treliça da estrutura inferior que fará a ligação entre os quatro apoios e as torres principais da Ponte Hercílio luz, etapa que está sendo executada. O trabalho está sendo executado pela empresa Empa e receberá um investimento de R$ 11,4 milhões e deverá estar concluído em 180 dias.
Quando concluída, a ponte será reincorporada ao sistema viário de Florianópolis, melhorando a mobilidade urbana. Sua abertura para o trânsito permitira a passagem de cerca de 20 mil carros por dia.
Histórico da Ponte Hercílio Luz
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.
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