Saúde promove I Seminário de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), realizou o I Seminário Estadual de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis nesta terça, 8, e quarta-feira, 9, em Florianópolis.
O evento teve como objetivo fortalecer a rede de serviços e instituições dedicadas à vigilância e à assistência das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT).
O Seminário também promoveu a integração e a colaboração entre os diferentes setores, além de discutir estratégias de prevenção e intervenção para seu monitoramento e controle.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou a relevância do seminário no momento atual:
“É um momento importante para discutir políticas públicas, estratégicas de prevenção e controle das doenças crônicas, que têm acometido muitas pessoas. Além de ser um espaço fundamental para troca de experiências entre profissionais e gestores da saúde, visando a promoção de uma saúde mais eficiente para a população”, explica.
A chefe de Divisão de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), Maria Fernanda Breda falou sobre as oficinas e os temas abordados nestes dois dias:
SONORA
Entre as principais atividades da vigilância das DANT estão a coleta de dados epidemiológicos, a análise de indicadores de saúde, a implementação de programas preventivos e o desenvolvimento de campanhas educativas.