Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Trato por Laguna amplia...

Trato por Laguna amplia parcerias para colaborar com a conservação do ambiente

Fotos: Trato por Laguna/Casan

Em uma parceria com diferentes instituições, como o programa de extensão Nada é Lixo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Trato por Laguna está reforçando o diálogo e a integração com a população.

A colaboração com a Udesc acontece há dois ano e permitiu que um novo mutirão de limpeza fosse executado em setembro no Mar Grosso. Nos Molhes da Barra, local conhecido pela pesca com auxílio dos botos, as equipes retiraram do ambiente plásticos, vidros, roupas, garrafas PET, lonas, bitucas de cigarro e até itens como colchão, pedaços de eletrodomésticos e cadeiras de praia.

O objetivo dos mutirões de limpeza é mobilizar a população para a redução e o descarte correto de resíduos, além de conscientizar sobre o impacto do lixo nos ecossistemas marinhos. O Trato por Laguna também trabalha em colaboração com a Prefeitura de Laguna, a Secretaria Municipal da Pesca e Agricultura e o Laboratório de Zoologia da Udesc, entre outras instituições.

Associando diálogo com moradores, fiscalização e assessoria técnica gratuita, desde 2021 o Trato por Laguna já vistoriou mais de 6 mil imóveis, promovendo a regularização de 76% dos visitados. Para agendar uma vistoria ou esclarecer dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a equipe do Trato por Laguna pelo WhatsApp (48) 99611-7706.

Trato por Laguna
– Bairros que estão recebendo visitas: Portinho, Bela Vista, Progresso, Esperança, Centro, Vila Vitória, Magalhães, Navegantes, Mar Grosso, Jardim América e Campo de fora.
– Inspeções já realizadas desde janeiro de 2021:  14.326
– ⁠Matrículas vistoriadas: 6.629
– Imóveis que já estavam regulares desde a primeira inspeção: 1.089
– Imóveis regularizados após orientação do programa: 4.014
– Imóveis ainda irregulares: 1.897 (para atingir as 7 mil matrículas)

Principais irregularidades:
– caixa de gordura irregular: 4.775
– esgoto na pluvial: 428
– pluvial na rede de esgoto: 1.673
– imóvel não conectado na rede: 1.878