Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Estados de Santa Catarina...

Estados de Santa Catarina e Turíngia assinam protocolo de intenções durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha

Santa Catarina e o estado alemão da Turíngia assinaram um protocolo de intenções que prevê o intercâmbio de informações e experiências nas áreas científica e tecnológica, acadêmica, cultural, econômica e comercial. A parceria foi firmada na manhã desta segunda-feira, 21, em Joinville, durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

Assinaram o acordo o governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o ministro da Economia, Ciência e Segurança Digital do Estado da Turíngia, Wolfang Tiefensee; e o embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann.


Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

>>> Galeria de fotos

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

“A Turíngia é um estado importante na Alemanha e hoje estamos aproximando nossas relações. Estamos fazendo um esforço muito grande para ampliar a presença catarinense no mercado externo, ampliando nossa pauta de exportação e melhorando a produtividade e a eficiência do trabalho que fazemos aqui no Estado”, destacou Colombo.

Para o ministro alemão Wolfgang Tiefensee, Santa Catarina e Turíngia são duas regiões pujantes que podem trocar muitas experiências em inovação e também na área cultural. “Possuímos um elo de irmandade e fraternidade e queremos que nossas relações econômicas sejam como pilares para uma ponte. Estamos muito orgulhosos e contentes por essa parceria”, afirmou.
Também participam da audiência, o secretário de Assuntos Internacionais de Santa Catarina, Carlos Adauto Virmond, e o cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Stefan Traumann, além dos demais integrantes da delegação alemã.

O prazo deste protocolo de intenções é de dois anos, contados da data de sua assinatura, podendo ser prorrogado, mediante acordo prévio entre as partes. Os dois estados declaram, ainda, a intenção em formalizar um acordo de irmanamento durante a próxima edição do Encontro Econômico Brasil–Alemanha, a ser realizada em outubro de 2016, na Turíngia.

O secretário Carlos Virmond destacou que a meta é levar para o evento em 2016 outros acordos para cooperações nas mais diversas áreas, principalmente tecnologia. “Queremos que a Turíngia seja um grande parceiro, não só para importar tecnologia, mas para desenvolvermos tecnologias juntos, especialmente na área de energias renováveis”, explicou.

Sobre a Turíngia

Localizado no centro de Alemanha, o estado da Turíngia tem uma população de 2,1 milhões de habitantes em uma área de 16.202,14 km². Conta com o segundo melhor sistema de ensino da Alemanha, segundo o PISA 2012. A cidade de Erfurt é a capital do Estado.

O PIB da Turíngia em 2014 foi 54,3 bilhões de euros. A indústria de setores como metalurgia, automobilística, vidro, mineração e madeireira se destacam na economia local, e os segmentos de materiais sintéticos, produção de energia solar e tecnologia médica despontam como áreas em expansão. A agricultura e a agroindústria também desempenham um papel importante na economia. O estado alemão é sede de mais de 90 empresas líderes mundiais em seus nichos, como a Zeiss, Bosch e Siemens. As informações sobre o estado são da representação diplomática da Alemanha no Brasil e da LEG Thüringen, a agência de desenvolvimento da Turíngia.

Leia também:

>>> Encontro Econômico Brasil−Alemanha fortalece presença catarinense no mercado internacional

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350

Rafael Paulo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
E-mail: rafael@sai.sc.gov.br / rafael.spaulo@gmail.com
Telefone: (48) 3665-2214/9952-4504