Encontro Econômico Brasil-Alemanha começa nesta segunda-feira em Joinville
De 20 a 22 de setembro, Santa Catarina vai reunir autoridades governamentais e lideranças empresariais do Brasil e da Alemanha, durante o 33º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2015, em Joinville no Norte do Estado. O evento que pretende promover debates sobre questões de interesses recíprocos é considerado o mais importante da agenda bilateral dos países. A abertura oficial do encontro será na segunda-feira, 21, às 9h no Complexo Expoville com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo.
“Esse é o mais importante evento bilateral entre os dois países e representa sem dúvida nenhuma a grande oportunidade para que Santa Catarina passe a ocupar a vitrine internacional do Brasil”, disse o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira.
A programação começa com a cerimônia de entrega do prêmio para personalidades dos dois países. O ato será no Teatro Harmonia Lyra, na Rua Quinze de Novembro. Este evento será destinado para associados da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) e convidados especiais.
No segundo dia, a sessão de abertura terá o tema “Cooperação para Superar Desafios”, seguida do painel “Políticas Econômica e Comercial”. À tarde, serão realizados os fóruns “Inovação para o Futuro”, “Bioeconomia e Biotecnologia”, “A digitalização da Economia” e “Desafios Enfrentados pelas Cidades”. A agenda do dia se encerra com coquetel e apresentação do Ballet Bolshoi do Brasil.
Na manhã do último dia, haverá encontros de negócios em diferentes setores, como alimentos e bebidas, energia, software e metal-mecânico, em paralelo aos fóruns “Mobilidade e Conectividade”, “Saúde”, e “Energia e Infraestrutura”. Para a tarde do último dia, ocorrem visitas a quatro empresas e entidades da região de Joinville: a BMW, o Porto de Itapoá, o Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e a Siemens.
Entre os pontos abordados na reunião está o business host, uma ação pela qual empresários catarinenses recebem e apoiam representantes de empresas alemãs que venham a Santa Catarina para o EEBA. O objetivo é mostrar a cultura local, e trocar experiências e informações empresariais. Os catarinenses devem falar alemão ou inglês, ou dispor de um tradutor.
“O business host é uma grande ideia que está sendo lançada nessa edição que tem o objetivo de propiciar, além do relacionamento formal nas mesas de negócio entre os participantes do evento, mas também dar oportunidade para que os empresários alemães e brasileiros possam tem uma convivência no âmbito particular. Eles vão receber seus colegas alemães em suas casas para um churrasco ou um passeio de lancha, para aumentar o laço de amizade entre eles”, explicou o secretário.
O EEBA é realizado desde 1982 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Bundesverband der Deutschen Industrie (BDI), a associação da indústria alemã, com apoio do Governo do Estado com investimento de R$ 400 mil. A cada ano, o evento é realizado em uma cidade diferente, alternando Brasil e Alemanha. Santa Catarina sediou os encontros de 1994, em Florianópolis, e de 2007, em Blumenau.
Informações adicionais para a imprensa:
Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: rafael@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 99116-8992
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC