Governo de Santa Catarina busca aproximação com o Itamaraty
A passagem do secretário de Assuntos Internacionais (SAI), Carlos Adauto Virmond, por Brasília na última semana teve a intenção de promover o estreitamento do relacionamento entre o Governo de Santa Catarina e o Ministério das Relações Exterior (MRE), também conhecido como Itamaraty.
Foto: Rafael Paulo / SAI
Segundo o secretário Virmond, a aproximação com o MRE será benéfica para Santa Catarina “O bom relacionamento com o Itamaraty é muito importante para nós, especialmente agora quando estamos inaugurando um novo momento das relações internacionais no Estado”, destacou. O embaixador Pedro Borio, diretor-geral da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentares do MRE, se colocou à disposição para avaliar oportunidades de cooperação entre Santa Catarina e outras nações.
O embaixador Borio também elogiou a atuação de Santa Catarina na paradiplomacia – as relações internacionais estabelecidas pelos governos estaduais. “É um Estado muito organizado”, destacou.
Em Santa Catarina, o MRE conta com o Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores de Santa Catarina (Eresc). “É um dos escritórios mais ativos e dinâmico”, classificou o embaixador Borio. O Eresc tem como chefe a embaixadora Ana Maria Sampaio Fernandes.
Ainda no Itamaraty, o secretário Virmond se encontrou com o diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, ministro Rodrigo de Azeredo Santos, com quem tratou da presença do MRE no Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2015. Na reunião, os representantes da SAI e do MRE concordaram em unificar e compartilhar um espaço destinado para as instituições na área de estandes do encontro. “Vamos trabalhar em conjunto para promover Santa Catarina como a porta de entrada dos investidores alemães no Brasil”, disse Virmond.
Foto: Rafael Paulo / SAI
Encontro com embaixadores
A agenda na Capital federal incluiu a passagem pela Casa Santa Catarina, sede do governo do Estado em Brasília e onde atua a Secretaria Executiva de Articulação Nacional (SAN). O secretário Virmond articulou na SAN a realização de um encontro dos representantes do governo catarinense com embaixadores em Brasília.
“A SAN será nossa parceira nesta ação, ainda sem data e local definidos”, explicou o secretário de Assuntos Internacionais.
Parceria na Áustria
Durante o almoço oferecido pela Embaixada da Áustria em Brasília, o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, apresentou o Centro de Ciências Tecnológicas da Udesc. O almoço reconheceu o trabalho da professora Doutora Fátima Ferreira, brasileira vice-reitora da Universidade de Salzburg.
Foto: RafaelPaulo / SAI
A professora pretende estabelecer parcerias com universidades brasileiras na área de nanotecnologia. Elaboração do plano de cooperação passa pela avaliação das contribuições que as pesquisas possam trazer para a sociedade antes que sejam firmadas as parcerias. Virmond acredita que a região de Joinville, por conta do polo industrial, pode se beneficiar da iniciativa.
Mais informações para a imprensa:
Rafael Paulo
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais
rafael@sai.sc.gov.br
(48) 3665-2214 / 9952-4504