Governador e vice recebem empresários do setor de gás natural interessados em investir em Imbituba
O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira receberam na tarde desta quinta-feira, 13, em audiência em Florianópolis, um grupo de empresários com atuação no setor de Gás Natural Liquefeito (GNL) interessado em investir na região do Porto de Imbituba, no Sul do Estado. O presidente da SCGás, Cosme Polêse, também acompanhou a reunião. O governador determinou a formação de um grupo interno da equipe técnica do governo para continuar com as tratativas.
Foto: Jaqueline Noceti / Secom
A proposta envolve representantes dos grupos Gás Porto, Gás Energy e Bolognesi Energia, que já têm investimento confirmado no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, compreendendo píer de atracação, terminal de regaseificação e Usina Termelétrica (UTE).
Em Santa Catarina, a proposta inicial do grupo é para implantação de um terminal de estocagem e regaseificação dentro do Porto de Imbituba ou em uma área próxima ao porto. O vice-presidente executivo da Bolognesi, Paulo Cesar Rutzen, explicou que a estrutura seria utilizada pela empresa para redistribuição do GNL, mas poderia também atender a própria SCGás e empresas catarinenses. Entre os setores que utilizam o GNL, está a indústria química.
Pelo cronograma do grupo, o início da construção da primeira etapa deverá ser em meados de 2016 para início da operação em 2018. Os investimentos somam US$ 100 milhões, incluindo a construção de píer, tanques em terra e uma carregadeira de caminhões. Para execução do projeto, os empresários pedem a parceria do Governo do Estado para concessão de terreno com cinco hectares – com uma reserva adicional de mais 10 hectares para construção de uma usina térmica em um segundo momento.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC