Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN finaliza nova etapa...

CASAN finaliza nova etapa de concretagem em duas estruturas da ETE Insular

Tanque de Contato, estrutura que está sendo construída na ampliação da ETE Insular. Foto: Acervo CASAN.

Uma nova etapa de concretagem de duas estruturas em construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Insular, principal ETE de Florianópolis, foi concluída nesta sexta-feira (04). A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) utilizou cerca de 100m³ de concreto para as áreas do Tanque de Contato e da Casa de Sopradores.

No Tanque de Contato, o concreto foi utilizado para a construção das paredes. Quando estiver concluído, o Tanque será a unidade responsável pela descontaminação do efluente final por aplicação de cloro gás.

Já na Casa de Sopradores, a concretagem serviu para erguer os pilares da estrutura. “A Casa vai receber os equipamentos responsáveis por injetar ar dissolvido no efluente para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica. No piso superior, também será implantada uma nova unidade de tratamento de odores, utilizando-se um biofiltro com controle de umidade”, explica a supervisora ambiental das obras, Myrna Hornke.

Concretagem da Casa de Sopradores. Foto: Acervo CASAN.

Em paralelo às concretagens, a Companhia trabalha com outras frentes de serviço no canteiro para acelerar as obras de ampliação e modernização da Estação. Atualmente, os focos estão direcionados para a instalação de tubulações de interligação entre as estruturas, a montagem de equipamentos internos nas construções já finalizadas e a urbanização da ETE, com a implantação de um novo alambrado no entorno da unidade.

As obras vão possibilitar o aumento da capacidade de depuração da Estação em quase três vezes a capacidade atual, com vazão máxima prevista para 612L/s. A ETE Insular também terá uma tecnologia avançada para o tratamento terciário do efluente, que garante a eliminação de nutrientes poluidores específicos e grau de pureza maior do efluente tratado. A obra faz parte da ampliação da Estação, com investimento de R$194 milhões em recursos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Foto: Acervo CASAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support