Governo do Estado reúne investidores e ministros dos Portos e da Agricultura para impulsionar a competitividade do complexo portuário de SC
Atendendo a convite do governador Raimundo Colombo, o ministro da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo, e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, estarão nesta terça-feira, 4 de agosto, em Florianópolis para participar do “SC Acelerando a Economia – Edição Portos”. A programação, capitaneada pela Secretaria de Estado da Fazenda, reúne dirigentes da Fiesc e do BRDE, investidores e representantes dos seis principais portos catarinenses para conhecer potenciais a serem explorados e planejar futuros negócios.
Porto de Itajaí. Foto de arquivo: Jaqueline Noceti / Secom
De acordo com o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, o Governo do Estado deverá anunciar medidas de curto e médio prazos para destravar gargalos no setor. “Também estão previstas assinaturas de protocolos com grandes empresas que passarão a operar pelos portos catarinenses”, antecipa.
No evento, os seis principais portos catarinenses – Laguna, Imbituba, Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul e Itapoá – irão apresentar o que cada um tem de melhor a oferecer nos quesitos infraestrutura e logística. A programação é resultado de uma “agenda positiva” que vem sendo construída com o apoio das equipes da Fazenda, Planejamento, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Fatma e Casa Civil.
Representantes de algumas destas pastas estiveram em Brasília no dia 22 de julho com o ministro Edinho Araújo discutindo alternativas para impulsionar as atividades portuárias catarinenses. Na ocasião o ministro elogiou a iniciativa do Governo do Estado: “Santa Catarina é vista pelos outros estados como exemplo de eficiência e de articulação do Governo do Estado com os portos”, disse. Um dos resultados da reunião, agendada a pedido do governador Raimundo Colombo, é a participação do ministro no evento, como forma de apoio do Planalto para impulsionar as atividades do setor portuário em Santa Catarina.
Segundo maior polo portuário em total de cargas transportadas por contêineres do Brasil, Santa Catarina movimentou US$ 21 bilhões (FOB) em 2014, somando importações e exportações. Mais de 18 milhões de toneladas passaram pela infraestrutura portuária catarinense em 2014, o que corresponde a 18,60% do total de contêineres movimentados em todo o Brasil. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Serviço
O quê: “SC Acelerando a Economia – Edição Portos”
Quando: dia 4 de agosto, às 14h
Onde: Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo, Florianópolis
>>> ATENÇÃO: O ministro Edinho Araújo, a ministra Kátia Abreu, o governador Raimundo Colombo e o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, atenderão a imprensa em ENTREVISTA COLETIVA ÀS 13H30 no Gabinete do Governador/Centro Administrativo.
Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina
Aline Cabral Vaz – avaz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2575
Cléia Schmitz – cschmitz@sef.sc.gov.br (48) 3665-2572
Sarah Goulart – sgoulart@sef.sc.gov.br (48) 3665-2504
Rosane Felthaus – rosanef@sef.sc.gov.br (48) 3665-3506
www.sef.sc.gov.br | facebook.com/fazendasc | twitter.com/fazenda_sc