Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Em reunião no Palácio...

Em reunião no Palácio da Alvorada, presidente Dilma Rousseff pede apoio dos governadores de Estado para a retomada do crescimento econômico do país

O governador Raimundo Colombo participou, nesta quinta-feira, 30, de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff. Foi no Palácio da Alvorada com a presença de outros 25 governadores e 10 ministros.  Após o encontro Colombo deu entrevista coletiva em nome dos governadores do RS, PR e MS. Ele adiantou que uma reunião com a presidente está marcada para setembro, em Porto Alegre, com os governadores do Sul e ministros, para fortalecer aos assuntos tratados em Brasília e mostrar resultados alcançados. 

Foto: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Mais imagens para download na galeria

Dilma Rousseff disse durante o encontro com os governadores que o Governo Federal em parceria com os estados tem condições de retomar o crescimento da economia e com bases mais sólidas que as construídas em outros períodos de dificuldades similares às atuais. “O Brasil vive um período de travessia e depende de nós conduzi-lo a um lugar melhor”, afirmou a presidente no início do pronunciamento.

Para o novo ciclo de desenvolvimento que deve ser construído com a cooperação dos estados, a presidente apontou medidas como o controle da inflação e o reequilíbrio fiscal; a expansão das exportações, com o Governo Federal atuando na simplificação e na desburocratização dos processos para a abertura de mercados; e o aumento do investimento, como ocorreu com o pacote de concessões de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, lançado no mês passado.

“Não há outro caminho, que não sermos mais eficientes e produtivos com o que temos, sem ampliar os gastos”, afirma Dilma Rousseff. A presidente pediu união de forças para a reforma do ICMS, falou também do incentivo ao crescimento do crédito e consumo das famílias, com sustentabilidade, e citou o agronegócio brasileiro como outro setor de potencial expansão, levando em consideração o impacto do setor nas contas externas do país.


Foto: Ichiro Guerra / PR

Ao finalizar, a presidente alertou para o cuidado com medidas legislativas que deverão ser votadas e que podem causar prejuízos para o país, estados e municípios e reforçou o pedido de parceria para que o Brasil possa vencer a crise. “O Governo Federal tem humildade para ouvir e debater. Não vai nos faltar energia para construirmos, juntos, o Brasil que queremos. Aquele Brasil que quer sempre mais, aquele Brasil que não aceita mais viver com pouco”, conclui Dilma Rousseff.

O governador Raimundo Colombo ressaltou o compromisso com a governabilidade e com a democracia que os estados precisam assumir.  “Precisamos dar um apoio ao ajuste fiscal para que se estabelaa o crescimento e a geração de empregos. Temos que apoiar os vetos da presidente, como o dado ao auemnto do judiciário, já que isso contamina todo o custo no setor público.”

Presidente propõe cooperação federativa para ações na área da Segurança Pública, Segurança no Trânsito e Defesa da Vida

A presidente Dilma Rousseff propôs um pacto nacional pela redução de homicídios. Segundo ela, o Brasil tem números preocupantes neste aspecto. Outro chamado aos governadores foi para a redução da população carcerária, que no país chega a 600 mil detentos e para ações na área do trânsito e segurança da vida, visando a proteção das pessoas.

O enfrentamento a esses problemas passa pela oferta de oportunidades de inclusão e aprendizado, de forma especial aos jovens expostos à violência.

“Tenho certeza que, se somarmos as forças, conseguiremos retomar todo o nosso potencial de crescimento num ciclo de desenvolvimento ainda mais sólido e robusto”, afirma Dilma Rousseff.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC