Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri vence o prêmio...

Epagri vence o prêmio CGE-SC Práticas Inovadoras na categoria Ouvidoria

Para o Controlador Interno e Ouvidor da Epagri, José Pedro Oliveira Rosses, as práticas inovadoras deixaram a Ouvidoria mais eficiente e transparente

A Epagri foi um dos órgãos vencedores do selo Ouro do 1º Prêmio CGE-SC Práticas Inovadoras, divulgado nesta segunda-feira, 30 de setembro. A premiação é uma iniciativa da Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina para reconhecer e disseminar as melhores práticas de controle da gestão pública do Poder Executivo estadual.

O prêmio foi dividido em seis categorias. São elas: controle interno, gestão correcional, governo aberto e transparência (ativa e passiva), integridade e compliance, ouvidoria e qualidade do gasto. As três melhores práticas de cada categoria receberão certificados e selos virtuais Ouro, Prata e Bronze.

“O objetivo do governador Jorginho Mello e da CGE é formar uma rede de boas práticas, incentivando a troca de experiências entre as pastas”, afirma Pedro Waltrick, Controlador-Geral do Estado. Nesta primeira edição, o Prêmio recebeu a inscrição de 37 projetos de 21 órgãos e entidades.

Segundo Waltrick, a avaliação dos julgadores, especialistas em controle, mostrou o bom nível das práticas. “O desempenho é um reflexo da qualidade da gestão pública estadual”. Os requisitos foram: criatividade e inovação; simplicidade e potencial de difusão; recursos utilizados; efetividade; e impacto da prática na organização.

A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 23 de outubro, no auditório da Epagri.

Ouvidoria eficiente e transparente

A Epagri concorreu na categoria “Ouvidoria” apresentando as ações de modernização deste setor da Empresa para uma gestão mais eficiente e transparente. De acordo com o Controlador Interno e Ouvidor, José Pedro Oliveira Rosses, a mudança permite que os gestores e usuários monitorem o desempenho da Ouvidoria da Epagri pela internet com mais transparência e de forma clara e concisa. Acesse aqui a página da Ouvidoria da Epagri.

Com painéis visuais dinâmicos, a Ouvidoria modernizou a comunicação com o público interno

José Pedro relata que a implementação de práticas inovadoras foi motivada por alguns problemas vislumbrados no setor. Dentre eles estava a falta de clareza dos indicadores sobre as manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação recebidos na Epagri. Outro entrave era a escassez de recursos humanos, o desconhecimento interno das atribuições da Ouvidoria e o tempo necessário para a elaboração de relatórios de gestão de ouvidoria.

“Nosso objetivo foi modernizar a ouvidoria pública, utilizando a tecnologia como aliada. Elaboramos painéis visuais dinâmicos, infográficos em linguagem simples e visual e atualização do site da Ouvidoria. Otimizamos o trabalho do Controlador Interno e Ouvidor; modernizamos a comunicação com o público interno e externo e reduzimos o tempo gasto na elaboração de relatórios de gestão de ouvidoria”, explica José Pedro.

Para essas melhorias, o Controle Interno e Ouvidoria contou com a colaboração e apoio do Departamento Estadual de Planejamento (DEPLAN) e do Departamento Estadual de Marketing e Comunicação (DEMC).

Segundo o presidente da Epagri, Dirceu Leite, as métricas geradas pela Ouvidoria auxiliam a Diretoria Executiva na tomada de decisões para a melhoria dos serviços. “Com certeza as mudanças contribuíram para a modernização da ouvidoria da Epagri para uma gestão mais eficiente e transparente”, afirma Dirceu.

Confira no site do prêmio todos os vencedores. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support