Polícia Civil participa de intercâmbio com o Departamento de Polícia do Colorado nos EUA
O delegado-geral da PCSC Ulisses Gabriel, o chefe de gabinete da Delegacia-geral, delegado Marcelo Nogueira e o presidente da Adepol, delegado John Vieira estão participando de uma missão internacional. Trata-se de um intercâmbio profissional focado na estratégia inovadora de One-by-One Policing com o Departamento de Polícia de Castle Rock, Colorado, nos Estados Unidos.
O intercâmbio ocorre entre os dias 1º a 4 de outubro. Consta na programação workshops, sessões de acompanhamento e discussões estratégicas sobre gestão de departamento. O objetivo é proporcionar uma compreensão aprofundada das táticas operacionais, eficácia e impacto nas relações comunitárias, essenciais para aprimorar as práticas policiais em Santa Catarina, especialmente em relação ao referido programa One-by-One Policing.
O programa foi desenvolvido pelo chefe de polícia Jack Cauley e enfatiza soluções personalizadas para segurança pública. Esta abordagem de policiamento comunitário busca estreitar a colaboração entre a polícia e os cidadãos, focando em identificar e resolver problemas específicos da comunidade. A estratégia é notável por aumentar a confiança pública na polícia, melhorar a satisfação da comunidade com os serviços policiais e reduzir eficazmente a criminalidade através de interações diretas e focadas na comunidade atingida, ou seja, a entrega de um “produto sob medida” por parte do Estado aos seus cidadãos.
Nesta terça-feira, 1º de outubro, os delegados da PCSC participam de reuniões de alinhamento, tour pela cidade de Castle Rock e encontro no Conselho da Cidade. Ao longo da semana, a programação prevê discussões sobre One-By-One Policing e programas de bem-estar, com atividades adicionais relacionadas à técnicas de gerenciamento de equipes policiais; visão geral dos programas do Departamento de Polícia de Castle Rock, discussões com a Comissão de Segurança Pública no fórum da cidade. No dia 4, estão previstas sessões sobre cães policiais, interoperabilidade de equipes policiais, seguido de ride-alongs (espécie de acompanhamento presencial do policiamento) com policiais do departamento.