Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. CEASA/SC completa 48 anos...

CEASA/SC completa 48 anos de fundação reforçando o compromisso de manter o estado como referência em segurança alimentar

O trabalho das Centrais de Abastecimento do Estado é focado em incentivar o desenvolvimento do agronegócio, com base no fortalecimento de agricultores, cooperativas, empresas e comerciantes.

A Ceasa é fundamental para garantir o abastecimento de hortifrutigranjeiros no mercado, com qualidade e bons preços, e é conhecida como uma grande vitrine de Santa Catarina para os produtos da agricultura familiar catarinense.

A data de aniversário é 29 de setembro de 1976. São 48 anos de fundação e 46 anos de atividades, já que a primeira unidade foi inaugurada dois anos depois. Ao longo dessas décadas, a direção vem trabalhando para que a Ceasa siga sendo um modelo para o país, cada vez mais moderno e eficiente.

Para o diretor-presidente da Ceasa, Sandro Vida,l a Central representa a ponte entre o produtor rural e o consumidor:

SONORA

A Ceasa é uma empresa de economia mista vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. Com o passar dos anos, a unidade de São José, na Grande Florianópolis, a primeira instalada no Estado, cresceu e se consolidou como o maior ponto de distribuição de hortifrutigranjeiros de Santa Catarina.

Hoje, além da regional de São José, os produtores podem contar com as unidades de Blumenau, no Vale do Itajaí, e de Tubarão, na região Sul.

A Ceasa não é a responsável pela comercialização dos produtos, ela oferece a estrutura necessária para que os produtores rurais e atacadistas possam vender os seus alimentos.

Nas Centrais, os consumidores encontram uma grande variedade de frutas, verduras e hortaliças, além dos ovos e produtos como frios, feijão, arroz, trigo, açúcar, mel, biscoitos, conservas, etc.

Em 2023, as Centrais de Abastecimento do Estado movimentaram mais de 309 mil toneladas de frutas e hortaliças.

Esse volume resultou na quantia de R$ 1,35 bilhão, movimentando a economia catarinense. Nas três unidades, são 181 empresas instaladas nos boxes e mais de mil produtores rurais cadastrados.

Um trabalho que emprega cerca de duas mil e quinhentas pessoas de forma direta e milhares de outras indiretamente. E são aproximadamente 6 mil pessoas circulando todos os dias pelos pavilhões.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support