Anac anuncia vistoria no aeroporto Regional de Jaguaruna
Os secretários de Estado do Desenvolvimento Regional de Criciúma e de Tubarão, João Fabris e Caio Tokarski, e o secretário de Estado de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, reuniram-se na tarde de sexta-feira, 29, com a administração do Aeroporto Regional Humberto Guizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, para tratar dos projetos de ampliação do aeroporto e anunciar a vistoria dos inspetores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a liberação da operação por instrumentos. “Esta notícia veio em boa hora. Estamos com um excelente aeroporto, mas com problemas de cancelamento de pousos e decolagens por falta de visibilidade em dias de mau tempo. Estes problemas deverão ser rapidamente solucionados”, comenta Fabris.
Segundo Casagrande, a equipe de inspetores chega em Jaguaruna na semana do dia 8 de junho. “A confirmação da inspeção chegou pelo próprio presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, que me ligou para dar uma resposta aos pedidos que levamos até ele em Brasília”, comenta.
A vistoria é uma etapa importante no processo de liberação para os pousos e decolagens em dias de mau tempo. Na vistoria programada, os técnicos irão homologar o sistema de operação por instrumentos IFR (Instrument Flight Rules), composto por equipamentos que seguem um conjunto de regras utilizadas pelo piloto para conduzir uma aeronave como, por exemplo, a orientação pelos instrumentos de bordo, em vez de referências visuais exteriores à aeronave, que dependem das condições climáticas para operar. Essa qualidade do serviço proporciona também voos noturnos com mais segurança e conforto aos passageiros.
Autoridades discutem ampliação do aeroporto
Pensando no futuro e no desenvolvimento do Sul do Estado, as autoridades já se preocupam com a ampliação do aeroporto, principalmente em sua operação para o transporte de cargas. “O Sul produz muita carga com alto valor agregado que é o que interessa para a aviação. Estamos às margens da BR-101 e temos potencial para trabalhar isto com a ampliação”, comenta o gerente da RDL Aeroportos, empresa que administra o Regional Sul, Fernando Castro.
Na reunião, o grupo discutiu os projetos de ampliação do terminal de embarque, terminal de cargas e pista. “Os projetos já estão prontos e serão trabalhados junto a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República para captação de recursos”, completou Acélio.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Tubarão, é preciso unir forças no Sul. “Queremos fazer esta região crescer muito. Vamos unir todas as secretarias regionais do Sul e nos transformar em um grande pólo, temos potencial para isto com o aeroporto, ferrovia e porto”, garante Tokarski.
Informações adicionais para a imprensa:
Paula Darós Darolt
Assessoria de imprensa
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Criciúma
E-mail: imprensa@cua.sdr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3403-1018 / (48) 9127-6838
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrcriciuma