Em aniversário da Fiesc, Colombo defende união entre governos e setor privado
O governador Raimundo Colombo participou na manhã desta sexta-feira, 22, em Florianópolis, da cerimônia de comemoração dos 65 anos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), que homenageou industriais do Estado.
Em discurso, o governador destacou que o momento atual no cenário brasileiro oferece desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades para corrigir problemas. “É a hora de união entre lideranças públicas e do setor privado para buscarmos alternativas e refletirmos. Precisamos de um Estado que custe menos, que seja mais moderno e, sobretudo, mais justo. Esse é um desafio de todos nós”, defendeu.
Fotos: James Tavares/Secom
A cerimônia marcou o encerramento da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, evento que integra a agenda de comemoração dos 65 anos de fundação da Fiesc. O presidente da federação, Glauco José Côrte, destacou a força do setor no Estado e ressaltou o perfil diferenciado dos empresários de Santa Catarina.
“O industrial catarinense é diferente. Mesmo em um cenário de desafios, nunca desiste. Enquanto em muitos outros estados, os empresários colocam o pé no freio, em Santa Catarina as indústrias continuam investindo e gerando empregos, colocando o Estado como líder nacional na geração de novas vagas”, afirmou Côrte, referindo-se aos recordes na geração de empregos batidos no Estado em 2014 e no início deste ano.
Côrte defendeu, ainda, o combate ao excesso de burocracia que trava o crescimento de empresas e citou o governador Colombo como um exemplo de liderança que tem atacado este problema. “O empresário precisa de confiança para investir e de segurança para produzir”, explicou o presidente da Fiesc.
Homenageados
Na cerimônia desta sexta-feira, os empresários Alcantaro Corrêa (in memoriam), Edio José Del Castanhel (Engenharia Castanhel, de Criciúma), Genésio Ayres Marchetti (Grupo Manoel Marchetti, de Ibirama), José Fernando Xavier Faraco (Dígitro Tecnologia, de Florianópolis) e Osvaldo Moreira Douat (Douat Têxtil, de Joinville) foram agraciados com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina. Instituída pela Fiesc no ano 2000. A comenda é o mais alto reconhecimento da indústria do Estado. A cada ano, até cinco personalidades ou organizações que tenham contribuído para o desenvolvimento da indústria catarinense são homenageadas.
Também no evento, o industrial Mário Lanznaster, da Aurora Alimentos, de Chapecó, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A condecoração foi criada em 1958. Anualmente, no máximo dez federações industriais conseguem aprovar indicações entre as 27 do país.
>>> Veja aqui o perfil dos homenageados
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3008/8843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC