Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Inova Talentos: empresas e...

Inova Talentos: empresas e instituições podem desenvolver projetos com o apoio de profissionais qualificados

Novo edital do programa da Fapesc e do IEL/SC foi lançado nesta quarta-feira – Foto: Milena Nandi/Arquivo Fapesc

Empresas, instituições e entidades catarinenses terão mais uma oportunidade de desenvolver projetos inovadores contando com o apoio de profissionais qualificados. Nesta quarta-feira, 25, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), lançaram um novo edital do Programa Inova Talentos. A chamada pública 54/2024, possibilita que profissionais graduados atuem como bolsistas no desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) em empresas, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) e entidades do Terceiro Setor.

As propostas apresentadas podem ser de inovação em produtos, em processos, organizacional, em design, em marketing ou em modelo de negócios. Para participar do edital, a empresa, ICT ou entidade do Terceiro Setor preciso primeiro registrar o interesse no programa junto ao IEL/SC, por meio do site ou do e-mail inovatalentos@ielsc.org.br.  O Instituto fará a assessoria técnica e o acompanhamento da submissão da proposta na plataforma da Fapesc.

O Programa Inova Talentos é desenvolvimento há mais de 10 anos, em edital de fluxo contínuo. Na chamada pública 54/2024, os projetos selecionados poderão contar com profissionais graduados que tenham experiência profissional e em projetos de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, que atuarão como bolsistas pelo período de 12 meses, com bolsa prorrogável por mais 1 ano. O valor da bolsa varia conforme a experiência do profissional e as empresas inscritas estão regradas ao edital.  

A presidente interina da Fapesc, Valeska Tratsk, explica que a parceria com o IEL pretende oferecer para as empresas de diversos portes, instituições e entidades, a possibilidade de inserir pesquisadores no desenvolvimento de projetos inovadores. “Ajudamos a mapear o profissional que a empresa precisa para desenvolver um projeto de PDI. Ele entra como bolsista e dessa forma, a empresa terá um pesquisador qualificado para o desenvolvimento de seu projeto, que com certeza irá colaborar para um retorno maior em produtividade e lucros. Essa parceria é surpreendente e depois do profissional passar pelo período de bolsista, temos registro de que 60% são contratados como CLT”, afirma Valeska.

Confira o edital

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support