Governador recebe empresários da companhia americana que construiu a Ponte Hercílio Luz
O governador Raimundo Colombo recebeu, nesta quinta-feira, 9, representantes da American Bridge, empresa norte-americana que construiu a Ponte Herílio Luz entre 1922 e 1926, em Florianópolis, para dar continuidade às negociações da segunda etapa de revitalização da estrutura. O encontro aconteceu na Casa d’Agronômica, e contou com a presença do vice-presidente da empresa, Michael Cegelis, e do engenheiro americano Dan Raynor. Na sequência, houve uma entrevista coletiva com a imprensa.
Foto: James Tavares / Secom
>>> Imagens para download na galeria
Cegelis e Raynor puderam analisar pessoalmente a Ponte Hercílio Luz durante visita à estrutura na quarta-feira, 8. No encontro desta quinta, o Deinfra entregou outros documentos e desenhos do projeto solicitados pela companhia. Com as novas informações e a vistoria in loco, a empresa pretende montar uma proposta definitiva para apresentar ao Governo do Estado. Cegelis afirma que terá condições de fazer a proposta, com detalhamento de custos e dados da execução, em dois meses.
Durante a reunião, o governador ressaltou que Santa Catarina tem pressa em resolver o problema da ponte e pediu que a companhia levasse em conta algumas dificuldades econômicas na hora de fazer o orçamento, como a alta do dólar. “A Hercílio Luz está há cerca de 33 anos fechada. Não queremos revitalizar a ponte somente pelo valor simbólico, mas pela questão da mobilidade urbana de Florianópolis. A vinda dos americanos é um passo importante, pois demonstra o interesse deles e faz parte da longa negociação exigida ao realizar uma obra de grande complexidade e engenharia”, afirma Colombo.
O vice-presidente da American Bridge informa que a vistoria na ponte foi essencial para saber com exatidão o que deverá ser feito no local após a etapa de sustentação da estrutura, hoje realizada pela empresa Empa, do grupo Teixeira Duarte. “A Hercílio Luz é uma estrutura especial e única. Temos condições de recuperá-la e abri-la para o trânsito novamente”, disse Michael Cegelis.
Foto: Julio Cavalheiro / Secom
>>> Imagens para donwload na galeria
Também participaram da reunião os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa; e de Infraestrutura, João Carlos Ecker; presidente do Deinfra, Wanderley Agostini; projetista da ponte (da RMG Engenharia), Jurn Jewe Hermann Maertens; engenheiro do Deinfra, Wenceslau Diotalevy; diretor da Teixeira Duarte, João Pedro Lopes, e especialistas.
As tratativas com a American Bridge começaram em fevereiro, quando o governador participou de reuniões com equipes técnicas com a companhia, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.
>>> Recomeçam as obras na Ponte Hercílio Luz
Histórico da Ponte
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge.
A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.
{module SWF PONTE}
{article Mauren Rigo}{text}{/article}