Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Em Brasília, Colombo busca...

Em Brasília, Colombo busca investimentos para infraestrutura aeroportuária e agilidade em obras de mobilidade urbana

Depois da audiência entre o governador Raimundo Colombo e o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, nesta quarta-feira, 7, em Brasília, as obras de infraestrutura nos aeroportos de Santa Catarina voltaram a ser tema de reunião, dessa vez, na Secretaria da Aviação Civil, com o ministro Eliseu Padilha.


Fotos: Jaqueline Noceti/Secom

>>> Confira mais imagens na galeria de fotos

Na conversa com os representantes da comitiva catarinense, o ministro garantiu a manutenção das operações no aeroporto de Forquilhinha, no Sul do Estado, a sequência das obras e do processo de concessão do aeroporto de Florianópolis, a construção do terminal de cargas e passageiros no de Chapecó, no Oeste, e a parceria para a ampliação do aeroporto de Navegantes, na região do Vale do Itajaí.

“São excelentes notícias para Santa Catarina. Todos são aeroportos estratégicos e, agora, os processos vão se dinamizar bastante. Isso é fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirma o governador Raimundo Colombo.

Para o ministro Eliseu Padilha, são projetos prioritários, “porque foi um setor que ficou aquém em investimentos, embora, de acordo com as próprias companhias aéreas, o número de pessoas que buscam pelos serviços da aviação civil tenha crescido consideravelmente nos últimos anos”.

Ainda segundo o ministro, a meta do Governo Federal é fortalecer o setor, especialmente com a construção de aeroportos regionais. A iniciativa busca a integração nacional, o desenvolvimento regional e do turismo, além da importância das estruturas no aspecto social. Padilha exemplifica comparando, num caso de atendimento de saúde, a agilidade do transporte aéreo. “O que é mais rápido? O auxílio que chega de barco ou de avião? Em algumas situações, um aeroporto bem equipado pode sim salvar uma vida”, diz o ministro.

Dos investimentos programados para Santa Catarina, o ministro destacou a importância de manter a operação dos dois aeroportos no Sul do Estado, o de Jaguaruna e o de Forquilhinha, afirmando que “haverá uma parceria entre o Estado e Governo Federal para a manutenção dos aeroportos até que haja demanda e viabilidade no funcionamento”.

Em Chapecó, de acordo com Eliseu Padilha, a execução do projeto do outro terminal de cargas e passageiros seguirá o padrão técnico que será utilizado nos novos aeroportos regionais. Além disso, será o primeiro aeroporto a contar com o sistema ILS (do inglêsInstrument Landing System) de navegação aérea – é um sistema de operação por instrumentos, ideal para aquela região que sofre com constantes nevoeiros e que impedem pousos e decolagens no aeroporto de Chapecó.

Para Florianópolis, o ministro esclareceu que, em um ano, deve estar concluído o estudo que vai permitir a inclusão do aeroporto da Capital ao lote de concessão à iniciativa privada, e que paralelo a esse processo, devem avançar as obras de construção do novo terminal de passageiros, de responsabilidade da Infraero.

Por fim, sobre o aeroporto de Navegantes, o ministro considera essencial a expansão da estrutura localizada, segundo ele, em uma das regiões mais prósperas do país no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico e industrial. Entre as ações previstas, está a otimização do atual espaço para novas ampliações, que pode incluir, no futuro, a construção de um terminal de cargas.

“Vale lembrar que estamos numa etapa de elaboração de cronogramas que ainda não dependem dos recursos orçamentários, no entanto, o Governo não vai medir esforços para realizar obras que ajudem as pessoas a suprirem suas necessidades relacionadas ao setor da aviação civil”, conclui.

No Ministério dos Transportes, governador Colombo trata de obras de mobilidade

A última audiência do governador, nesta terça-feira, em Brasília, foi no Ministério dos Transportes. Colombo foi recebido pelo ministro Antônio Carlos Rodrigues e buscou agilidade nos processos envolvendo as obras de mobilidade executadas pelo Governo Federal.

De acordo com o governador Raimundo Colombo, o Estado está propondo assumir a execução de obras como a duplicação da BR-280 entre Guaramirim e Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e a conclusão da Ponte de Ilhota, que liga a Rodovia Jorge Lacerda à BR-470, no Vale do Itajaí. Colombo classifica as duas obras como prioridades para resolver gargalos no trânsito nos dois pontos.

“São pequenos entraves, mas que emperram obras importantes e fundamentais para a nossa população. O que estamos propondo é ajudar no que for preciso para que elas sejam concluídas o mais rápido possível”, disse o governador.

A conclusão das obras de acesso a Chapecó, Ponte Anita Garibaldi, em  Laguna, acesso ao aeroporto de Correia Pinto e BR-101 (trecho Sul também foram tema da reunião. O ministro garantiu empenho para apressar os encaminhamentos de todas as demandas apresentadas pela comitiva catarinense.

Participaram das audiências em Brasília, os secretários de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker; da Defesa Civil, Milton Hobus; da Articulação Nacional, Acélio Casagrande; e a secretária adjunta da Articulação Nacional, Lourdes Coradi Martini.

Leia também

>>> Comitiva catarinense acerta continuidade da Infraero no aeroporto de Forquilhinha

{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}