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Obras na Ponte Hercílio Luz recomeçam nesta terça-feira

O Governo do Estado assinou, nesta terça-feira, 7, em Florianópolis, a ordem de serviço para que a construtora de Minas Gerais, Empa, comece os serviços nas estruturas de sustentação inferior da Ponte Hercílio Luz. O trabalho emergencial é necessário para dar segurança às próximas etapas da reforma da ponte. A empresa terá um prazo de 180 dias para executar o trabalho. O valor do investimento será de R$ 10,3 milhões.

Fotos: James Tavares/Secom

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Máquinas e operários contratados pela Empa iniciaram os trabalhos na manhã desta terça-feira. “É a etapa segura da ponte. A empresa contratada tem grande expertise na recuperação e construção de pontes. Todos os trabalhos executados na ponte até hoje serão aproveitados. Acreditamos que será cumprido o prazo. Os recursos estão garantidos”, disse o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini.

O trabalho terá a supervisão de técnicos e engenheiros do Deinfra. A empresa responsável pelo trabalho, a Empa, tem sede em Belo Horizonte e mais de 50 anos de experiência no mercado de construção pesada. A companhia faz parte do grupo português Teixeira Duarte. O contrato com a Empa foi assinado no dia 10 de fevereiro.

Os trabalhos de construção da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte foram interrompidos em agosto de 2014, após rescisão do contrato com a Construtora Espaço Aberto diante de atrasos no cronograma da restauração.

O presidente do Deinfra informou que paralelamente ao trabalho de sustentação da ponte, o Governo do Estado segue com tratativas com a American Bridge para execução da restauração total. A empresa é a mesma que construiu a ponte na década de 1920. 


Engenheiro e presidente do Deinfra mostram o projeto de revitalização

Histórico da Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge.

A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. 

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