Governador participa da inauguração da nova linha de produção de refrigeradores da Whirlpool, em Joinville
O governador Raimundo Colombo participou, nesta segunda-feira, 16, em Joinville, da inauguração da nova linha de produção de refrigeradores da Whirlpool Latin America. A expansão trata-se da segunda etapa de ampliação da unidade, que teve início em novembro de 2013. Com os investimentos, a empresa aumentou em 10% a capacidade de produção dos modelos de refrigeradores frost free e gerou 850 novos empregos. A Whirlpool conta, hoje, com 13 mil funcionários.
Fotos: Julio Cavalheiro/Secom
>>> Acesse a galeria de fotos para download
O Governo do Estado, pelo Pró-Emprego, concedeu à fábrica joinvilense tratamento tributário diferenciado do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
“A ampliação da empresa significa empregos, manutenção e desenvolvimento. O mercado é desafiador, e o Estado contribuiu com uma política de incentivos fiscais em uma parceria importante. A empresa teve coragem, ousadia e muita tecnologia. Precisamos de exemplos como esse no dia a dia”, disse o governador.
A Whirlpool é detentora das marcas Brastemp, Consul, KitchenAid e Embraco e investe constantemente no desenvolvimento de inovações, novas tecnologias e aperfeiçoamento de processos que contribuem para a manutenção da produtividade da companhia. Anualmente, o grupo destina de 3% a 4% do faturamento para pesquisa e desenvolvimento, o que a torna pioneira em inovações. Além de Santa Catarina, possui unidades nos estados de São Paulo e Amazonas.
De acordo o presidente da Whirlpool Latin America, João Carlos Brega, a produção de refrigeradores aumentou em 100 mil produtos e 40% dos fornecedores da empresa são de Santa Catarina. “A expansão materializa a parceria muito bem sucedida que temos com o Estado. O Governo tem nos apoiado. É muito importante e gratificante mostrar o resultado do esforço de todos. Para nós, a ampliação também representa o reforço da confiança da Whirlpool no Estado. Acreditamos nesse potencial e continuaremos investindo”, destacou.
Os investimentos na empresa também estiveram focados no desenvolvimento e fabricação de produtos diferenciados e inovadores, como a B.blend, a primeira plataforma de bebidas all-in-one da Brastemp no Brasil, que faz bebidas a partir de cápsulas, além de entregar água purificada natural, fria, gelada, quente e com gás. “Desenvolver e produzir um eletrodoméstico tão inovador como a B.blend é motivo de orgulho para Joinville, que é vista como um polo de inovação e, com isso, reforça a relevância da região para a companhia”, explicou o vice-presidente de Relações Institucionais e Manufaturas, Armando E. Valle Jr.
Pró-Emprego
O programa Pró-Emprego, oferecido pelo Governo do Estado para atração de empreendimentos, teve 50 processos autorizados de janeiro de 2014 a março de 2015. Os investimentos são distribuídos em municípios de diferentes regiões e em segmentos variados, como agroindústria, energia, metal-mecânico, transportes e logística. As empresas beneficiadas se comprometeram a investir mais de R$ 800 milhões em suas instalações no Estado e estimam a geração de mais de 2,5 mil postos de trabalho.
Criado em 2007, o Pró-Emprego é administrado pela Secretaria de Estado da Fazenda que dá tratamento tributário diferenciado para atrair investimentos que gerem emprego e renda. Ao longo de quase sete anos, cerca de 450 empresas receberam o benefício, gerando mais de 90 mil empregos. Os investimentos realizados superam R$ 20 bilhões.
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}