Com a presença do governador Raimundo Colombo em sessão solene, presidente da BMW em Araquari recebe Título de Cidadão Catarinense
O governador Raimundo Colombo prestigiou, na noite desta sexta-feira, 6, em Araquari, a sessão solene que concedeu ao presidente da BMW no Brasil, Gerald Degen, o Título de Cidadão Catarinense. O ato é promovido pela Assembleia Legislativa do Estado, por meio da aprovação pelos deputados do projeto de lei parlamentar com a indicação do agraciado. Colombo destacou a importância de Santa Catarina ser sede de uma empresa do grupo: “É uma conquista que faz o nosso Estado mais forte, mais desenvolvido e valorizado no contexto nacional e internacional”.
“Gerald, com toda a experiência na montagem de fábricas, acostumado com números e medidas, agora vive o momento de calcular a emoção com a homenagem que expressa a gratidão e o reconhecimento dos catarinenses”, acrescenta o governador.
Fotos: Julio Cavalheiro/Secom
Gerald Degen disse estar feliz e realmente emocionado com o Título de Cidadão Catarinense. O executivo relembrou a trajetória de contatos e avanços no processo de instalação da fábrica da BMW em Santa Catarina, falou da qualidade empregada na linha de produção e elogiou não só o Estado, mas a equipe de trabalho comandada por ele, em Araquari.
De acordo com Gerald, atualmente a fábrica conta com 530 funcionários, dos quais, 60% são de Santa Catarina. “A partir de agora, comigo, seremos 60,2% de catarinenses trabalhando juntos”, considera.
A honraria
De acordo com o projeto de lei, feito pela Assembleia Legislativa, o Título de Cidadão Catarinense é concedido pelo Estado para homenagear pessoas físicas de elevado espírito público, possuidoras de virtudes éticas e de idoneidade moral que tenham atuação destacada em benefício do Estado e da sociedade catarinense.
Conheça Gerald Degen
O homem que é a autoridade máxima da BMW em Santa Catarina contou que quando era jovem não gostava de se dedicar aos estudos e sonhava em ser professor de surf em um clube de férias na Alemanha. “Com o passar do tempo e a persistência de meu pai, resolvi seguir os conselhos dele e estudar Engenharia Mecânica”, revelou.
Hoje, tem 44 anos e trabalha no grupo há 16. Em janeiro de 2013, veio para o Brasil com a responsabilidade da implantação e operação da nova fábrica da BMW, construída em Araquari, no Norte do Estado.
Graduado e PHD em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Munique, o executivo iniciou a carreira como engenheiro de qualidade na fábrica BMW de Munique, na Alemanha. Depois, trabalhou como líder de projeto na equipe de lançamento de uma nova estrutura em Leipzig, também na Alemanha, e como diretor de montagem final. De 2007 a 2010, foi vice presidente da fábrica BMW em Shenyang, na China.
No currículo de Degen, estão premiações do grupo BMW por atividades sociais, professor visitante na Faculdade de Oftalmologia e Ciências Visuais em Shenyang, e palestras para alunos de MBA na famosa Universidade Tsinghua, em Beijing.
Como vice presidente de Sistemas de Produção Enxuta, Gerald Degen foi responsável pelo programa de Lean Manufacturing do BMW até o final de 2012.
A BMW em Santa Catarina
Com uma área construída de aproximadamente 500 mil metros quadrados e investimentos de R$ 600 milhões, a fábrica da BMW em Santa Catarina é a única do grupo na América Latina e a 29ª unidade fabril da empresa no mundo. A infraestrutura da unidade produtiva contempla as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Da fábrica catarinense, poderão sair até 32 mil carros por ano, quantidade que pode ser aumentada no futuro, conforme a evolução do mercado.
O projeto prevê a contratação de 1,3 mil profissionais até o fim de 2015 e a geração de cerca de 2,5 mil vagas indiretas, incluindo fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.
{article Francieli Dalpiaz}{text}{/article}