No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, mais de 250 crianças e adolescentes participam do Festival Paralímpico em São José
Foto: Divulgação / FCEE
Pelo segundo ano consecutivo o Ginásio Nadir Morelli, no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em São José, foi palco neste sábado, 21, do Festival Paralímpico, marcando também o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Promovido pela FCEE em parceria com a Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, o evento reuniu mais de 250 crianças e adolescentes, com e sem deficiência, de escolas de Florianópolis, São José e Biguaçu, além de educandos da FCEE e de instituições especializadas em educação especial. A ação do Comitê Paralímpico Brasileiro foi realizada simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras.
Tendo como objetivo principal oportunizar a vivência de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em esportes paralímpicos, o Festival ofereceu aos participantes oficinas em quatro modalidades paradesportivas: Vôlei Sentado, Tênis de Mesa, Atletismo e Badminton. Outras atrações também animaram o evento, como apresentações de dança da Apae de Palhoça e da FCEE, demonstrações de Equoterapia com a Cavalaria da Polícia Militar, vivência em xadrez para deficientes visuais e um jogo de handebol de cadeira de rodas no encerramento.
A cerimônia de abertura reuniu a presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite, além de representantes de associações e instituições especializadas.
A presidente da FCEE destacou a importância das pessoas conhecerem as modalidades do paradesporto. “Estamos falando tanto em paradesporto, nossos atletas deram um show nas Paralimpíadas, e o Brasil foi destaque porque profissionais como os nossos de educação física, que estão aqui hoje, não desistem de apoiar e de procurar os atletas”, afirmou Jeane Rauh Probst Leite, acrescentando que “a FCEE vem investindo muito na prática e no treinamento do paradesporto”.
A Coordenadoria das Pessoas com Deficiência da Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), a Associação Catarinense de Esportes Adaptados (Acesa), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) também participaram da organização do evento como parceiras.