Nos Estados Unidos, Governo de SC avança nas negociações da restauração da Ponte Hercílio Luz
A comitiva liderada pelo governador Raimundo Colombo deu andamento às tratativas do processo de restauração da Ponte Hercílio Luz nesta quinta-feira, 12, em reunião com engenheiros e empresários da American Bridge, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Durante o encontro, o governo catarinense apresentou o projeto de execução da estrutura, conferiu os principais trabalhos realizados pela companhia nos Estados Unidos e outros países e, principalmente, discutiu detalhes técnicos para a obra na ponte, construída entre 1922 e 1926 pela própria empresa.
Foto: Claudio Thomas / Secom
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A reunião começou às 10h (13h pelo horário de Brasília) e acabou por volta das 15h30 (18h30 horário de Brasília). Na apresentação, Colombo reforçou o motivo que o levou aos Estados Unidos. “Estamos reproduzindo o que governador Hercílio Luz fez há quase cem anos. Esta parceria com a American Bridge, na década de 1920, levou tecnologia e aproximou Santa Catarina do desenvolvimento”.
O governador ainda destacou que é preciso buscar uma solução rápida para a sociedade, que não suporta mais enfrentar as filas para entrar e sair da Ilha.
O próximo passo da American Bridge é fazer uma visita a Florianópolis para a realização de um estudo técnico sobre a restauração. Este levantamento dirá se a companhia poderá usar o projeto inicial apresentado pelo Governo de SC. O presidente e CEO da empresa, Michael Flowers, destacou que a American Bridge precisa fazer uma análise minuciosa do projeto e apresentar uma proposta especificando prazos e custos totais. A empresa terá três semanas para ir a Santa Catarina.
Colombo explicou que a reabertura da Hercílio Luz é vista como a solução mais rápida e eficiente para o problema de mobilidade no acesso à Ilha – sendo capaz de absorver cerca de 20% do tráfego de veículos diário – e que sua restauração também é importante por se tratar de um símbolo e de um monumento histórico de Santa Catarina.
A companhia apresentou fotos e documentos da época da construção, incluindo notas fiscais e imagens da ponte antes de receber o vão central. A American Bridge reafirmou o interesse na restauração e mostrou ter tecnologia suficiente para a realização do trabalho. Em diversos projetos, a companhia realizou reformas em grandes pontes sem sequer fechar as estruturas para o tráfego de veículos.
Entre os detalhes discutidos estão a necessidade de adaptação do projeto inicial, a compra de material e o uso de peças mais modernas, seguras e baratas, mantendo-se sempre fiel à geometria e à aparência originais da ponte.
Foto: Claudio Thomas / Secom
O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, reforçou que o contrato será celebrado de acordo com a legislação em vigor. A dispensa de licitação está sendo avaliada junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) com base na necessidade de uma solução imediata e, especialmente, por se tratar de recuperação e restauração que exigem conhecimento técnico e especializado na área.
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Acompanham o governador os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Infraestrutura, João Carlos Ecker, o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallevy, e os assessores. Fora da comitiva governamental, também viaja com o grupo o projetista da restauração da ponte e o diretor técnico da RMG Engenharia, Jurn Jewe Maertens.
A American Bridge
A empresa americana atua desde 1900 com grandes pontes, instalações marinhas e outras estruturas de alta complexidade, trabalhando com a concepção até a execução dos projetos. Além da Ponte Hercílio Luz, tem no portfólio obras em diferentes estados americanos e em países da Europa.
Foto: Claudio Thomas / Secom
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Histórico da Ponte Hercílio Luz
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge.
A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego. Veja aqui o histórico da ponte.
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