Banda da Polícia Militar de Santa Catarina completa 131 anos de fundação
Fotos: Aurélio Oliveira CCS/PMSC
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na sexta-feira, 20, a solenidade de comemoração dos 131 anos de sua tradicional Banda de Música, O Piano Catarinense. A solenidade ocorreu na Sala de Ensaios Tenente Pompeu, localizada na sede do Comando-Geral, em Florianópolis, e teve entrega de homenagens e a apresentação do novo Mascote da Banda.
Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano Bastos das Neves, o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) designado, coronel Flávio Graff, o sub-comandante geral, coronel Alessandro José Machado, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, a chefe interina do Centro de Comunicação Social da PMSC (CCS), tenente-coronel Nycia Francielle Curcino Neto, entre outras autoridades civis e militares e amigos da banda de música.
No evento foram conferidos diplomas de Amigo da Banda de Música da Polícia Militar para civis e militares que ajudaram a Banda no seu trabalho social e institucional. Receberam o diploma o veterano comandante-geral da PMSC, coronel da reserva remunerada, Nazareno Marcineiro, a tenente coronel Nycia e o diretor regional do Grupo ND de Comunicação, Roberto Ivan Bertolin.
Em seguida, foi entregue a Moeda Comemorativa “O Piano Catarinense – João Augusto Penedo”, tributo a quem têm contribuído para o desenvolvimento cultural em nosso Estado. Representantes de instituições civis e militares que contribuíram com as ações da Banda da Polícia Militar receberam as Moedas.
:: Leia também: Polícia Militar apresenta o novo mascote da Banda de Música – O Piano Catarinense
Por fim, foi entregue a Comenda Barriga-Verde da Polícia Militar ao Piano Catarinense, concedida pelo Comando-Geral para todos os integrantes da Banda. Esta honraria é concedida a militares, civis e instituições que se destacaram por feitos excepcionais em prol do engrandecimento da PMSC e de suas atividades.
Para o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio Pelozato, a Banda de Música da PMSC é um dos principais braços sociais da corporação. “A história da Banda se confunde com a nossa história. A Banda sempre acompanhou o desenvolvimento cultura de nosso Estado e do nosso País. Por isso, hoje comemoramos esse grande momento em que podemos reconhecer o trabalho realizado por esses músicos de farda que tanto trazem orgulho para a nossa corporação”, completou.
Sobre a Banda
A Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina, conhecida como “Piano Catarinense”, foi criada em 1893 e é um símbolo de tradição e cultura no Estado. Ao longo das décadas, ela se tornou testemunha e protagonista dos momentos mais significativos da trajetória catarinense.
Presente em eventos de grande relevância, desde atos cívicos até momentos de comoção, a Banda foi declarada patrimônio histórico, artístico e cultural em 2008. Nestes 131 anos de história, os músicos da banda têm levado, através da música, a preservação da ordem pública e a promoção da cidadania para todos que apreciam suas notas.
Atuando como um elo vital entre a polícia militar e a sociedade, sua presença não apenas enaltece os atos solenes do Governo do Estado e as cerimônias da corporação, mas também reforça a sensação de segurança, simbolizando, em sua essência, a tradição e o orgulho de Santa Catarina.
Abaixo veja o vídeo do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa falando sobre os 131 da Banda da Polícia Militar, O Piano Catarinense: