Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governador Raimundo Colombo viaja...

Governador Raimundo Colombo viaja aos Estados Unidos para negociar restauração da ponte Hercílio Luz

O governador Raimundo Colombo embarca em sua primeira missão oficial de 2015 nesta terça-feira, 10. A comitiva liderada pelo governador irá a Pittsburgh, no estado americano da Pensilvânia, com o desafio de trazer uma solução para o processo de restauração da ponte Hercílio Luz. O governador repassa o cargo para o vice, Eduardo Pinho Moreira, no fim da tarde desta terça-feira.

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

>>> Faça download de imagens na galeria de fotos

Na viagem, Colombo irá se reunir com empresários da American Bridge, mesma companhia que construiu a ponte entre 1922 e 1926, e que pode ser contratada para a segunda etapa de restauração da estrutura. “Queremos uma solução efetiva para a ponte. Esse contato com a empresa que a construiu deve ser muito positivo. Esperamos que todas as tratativas evoluam e que Santa Catarina consiga, enfim, ver seu principal monumento histórico restaurado e aberto para o tráfego”, afirma Colombo.

Acompanham o governador os secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa, e da Infraestrutura, João Carlos Ecker, o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallevy, e assessores. Fora da comitiva governamental, também viaja com o grupo o projetista da restauração da ponte e diretor técnico da RMG Engenharia, Jurn Jewe Maertens.

Com o trabalho na Hercílio Luz paralisado desde julho de 2014, o Governo de SC acredita que a American Bridge tenha capacidade técnica para assumir a restauração dentro do cronograma e orçamento planejados pelo Estado. “Por telefone, a empresa afirmou que teria interesse de trabalhar novamente na ponte. Precisamos apresentar o que já foi feito e o que esperamos do trabalho dela”, diz Diotallevy. Se houver acordo, o contrato poderá ser celebrado com base na legislação em vigor e com a maior segurança jurídica possível. A intenção do Governo é mostrar aos órgãos fiscalizadores que a empresa se destaca por possuir experiência na área, conhecer a estrutura e ter tecnologia de ponta para realizar a obra. Também contam a necessidade e a urgência em resolver o impasse da restauração, que se desenrola há aproximadamente sete anos.

A empresa americana atua desde 1900 com grandes pontes, instalações marinhas e outras estruturas de alta complexidade, trabalhando com a concepção até a execução dos projetos. Além da Ponte Hercílio Luz, tem no portfólio obras em diferentes estados americanos e em países da Europa.

robert kennedy bridge 20150209 1600032672
Empresa já trabalhou na recuperação da Robert Kennedy Bridge, em Nova York  

>>> Conheça alguns dos trabalhos realizados pela American Bridge

A intenção é que a American Bridge fique com a etapa final da restauração. Outra empresa ainda precisa ser contratada para os trabalhos emergenciais de construção da estrutura provisória que sustentará o vão central, na chamada operação Ponte Segura.

Além de representar um símbolo turístico e patrimônio histórico do Estado, a ponte terá um papel importante no trânsito da Grande Florianópolis após restaurada. Segundo informações do Deinfra, as pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam a Ilha ao Continente, recebem uma média de 178 mil veículos por dia, entre entradas e saídas (o número é resultado de uma média anual, considerando também o período da temporada de verão). Pela ponte de ferro, passariam aproximadamente 22 mil veículos por dia.­

Histórico da Ponte Hercílio Luz

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926 – pelas firmas associadas Byington & Sundstrom, que viriam a se tornar a American Bridge. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

>>> Leia mais sobre o histórico da ponte

 

Comitiva oficial da viagem

Raimundo Colombo – governador

Nelson Serpa – secretário de Estado da Casa Civil

João Carlos Ecker – secretário de Estado da Infraestrutura

Wenceslau Diotallevy – engenheiro fiscal da obra da ponte Hercílio Luz

Luiz Carlos Vitório – tenente-coronel ajudante de ordens

Guilherme Bez Marques – gerente de missões internacionais

Claudio Thomas – diretor de imprensa (Secom)

Mauren Del Claro Rigo – assessora de comunicação (Secom)

Osmair Cercal – cinegrafista  (Secom) 

Viagens internacionais

Esta será a primeira viagem do governador Raimundo Colombo neste segundo mandato e a 11ª realizada desde 2011, início da primeira gestão. Abaixo, um breve balanço das viagens do primeiro mandato.

Em 2011, foram duas missões: uma para Europa, onde o governo iniciou tratativas com a BMW para instalação de uma fábrica em SC, e outra para Japão e Coreia do Sul, onde o governo fez encaminhamentos para liberação da carne suína catarinense e para a implantação no Estado de empresas como a sul-coreana LS Mtron, dona da fabricante de tratores LS Tractor. A unidade foi inaugurada em outubro de 2013, em Garuva, no Norte do Estado.

Em 2012, foram outras duas missões: uma para a Ásia (onde foram visitadas empresas e representantes do governo do Japão e da China para parcerias comerciais) e uma aos Estados Unidos, onde Colombo visitou o Bank of América, reduzindo as taxas de juros de transações financeiras anteriores promovidas pelo governo do Estado.

Em 2013, foram quatro viagens oficiais. Em maio, o governador esteve na Europa para encontro com diretores da BMW, na Alemanha, e com dirigentes da Red Bull, na Áustria. A BMW construiu sua primeira fábrica de automóveis da América Latina em Araquari, no Norte do Estado. No encontro com a Red Bull, Colombo apresentou o Estado para a instalação de uma fábrica da marca em Santa Catarina.

Em junho do mesmo ano, o governador esteve no Japão para assinatura do acordo que garantiu a abertura do mercado japonês para a carne suína catarinense.

Em setembro, Colombo liderou comitiva à China e aos Emirados Árabes Unidos. Na China, oficializou a parceria para a construção da fábrica de caminhões Sinotruk em Lages, na Serra Catarinense, e nos Emirados Árabes Unidos, se reuniu com dirigentes do Dubai Port World, em Dubai, que estudam novos investimentos.

E em novembro, o governador esteve na Rússia para fechar parceria entre a empresa russa Power Machines e a catarinense Fezer, com o objetivo de produzir geradores e turbinas na fabrica da Fezer em Caçador.

Em janeiro de 2014, o governador Raimundo Colombo esteve nos Estados Unidos para acompanhar os testes com o radar meteorológico que foi instalado em Lontras, no Vale do Itajaí. O equipamento foi construído pela Enterprise Eletronics Corporation (EEC), localizada na cidade de Enterprise, no estado do Alabama.

E em maio de 2014, Colombo esteve na unidade do grupo multinacional TransGas Development Systems, em Nova Iorque, Estados Unidos, para tratar das negociações para construção de uma fábrica de processamento de carvão para transformar em fertilizantes na região Sul de Santa Catarina.

Calendário das missões oficiais

2011: Missão Europa / Missão Japão e Coreia do Sul

2012: Missão Japão e China / Missão Estados Unidos

2013: Missão Rússia / Missão China e Emirados Árabes Unidos / Missão Japão / Missão Alemanha e Áustria

2014: Missão EUA /Missão EUA

2015: Missão EUA

{article Mauren Rigo}{text}{/article}