Primavera em SC: previsão indica estação com temperaturas acima da média e chuvas mais frequentes
Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/SECOM
Neste domingo, 22, às 9h44, começa oficialmente a primavera em Santa Catarina. Conhecida como a estação das flores, ela traz consigo mudanças significativas nas condições do tempo no estado, e a Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina chama atenção para um período com a previsão de alternância entre dias quentes, episódios esporádicos de frio e o retorno das chuvas mais frequentes, especialmente nos meses de outubro e novembro.
De acordo com a central de monitoramento da Defesa Civil, os termômetros devem registrar temperaturas acima da média ao longo da estação, com dias consecutivos de temperatura acima dos 30°C, principalmente nas regiões mais quentes de Santa Catarina. Ainda assim, episódios de frio não estão descartados, especialmente nas áreas da Serra, onde os termômetros podem marcar temperaturas próximas ou até mesmo abaixo de 0°C, favorecendo a formação de geada.
“O calor vai predominar, mas ainda poderemos ter episódios de frio esporádicos, principalmente na Serra, onde as temperaturas podem cair bastante, com risco de geada”, explica o meteorologista Felipe Theodorovitz, da Defesa Civil de Santa Catarina.
Chuvas mais frequentes e temporais
Após um inverno marcado pelo tempo mais seco, principalmente entre agosto e setembro, a chuva retorna na primavera. As frentes frias e os temporais serão os principais responsáveis pelas precipitações nos próximos meses. Segundo a central de monitoramento, há possibilidade de eventos de chuva intensa em curtos períodos de tempo, além de temporais acompanhados de raios, ventos fortes e granizo, fenômenos típicos da estação.
“É normal que na primavera se observe um aumento nas chuvas, especialmente no mês de outubro, que é historicamente um dos mais chuvosos no estado. A combinação de calor com frentes frias intensifica os temporais, com potencial para granizo e ventania”, acrescenta Felipe Theodorovitz.
Em outubro, que tradicionalmente é um dos meses mais chuvosos do ano, o acumulado pode variar entre 200 e 250 mm no Grande Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul.
A previsão climática detalhada para os meses de outubro, novembro e dezembro será atualizada na próxima semana no Fórum Climático Catarinense.
A Secretaria da Proteção e Defesa Civil do Estado reforça a importância de a população estar atenta às condições meteorológicas e seguir os alertas emitidos ao longo da estação. Chuvas intensas, rajadas de vento e tempestades podem ocorrer de maneira repentina, o que exige precaução para evitar danos e garantir a segurança de todos.
Avisos e Alertas da SDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br
Informações adicionais para a imprensa:
ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: ascom@defesacivil.sc.gov.br