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Setembro Amarelo: SAMU SC é um dos canais públicos de atendimento em tentativas de suicídio

Combater o estigma e alertar para a necessidade de pedir ajuda estão entre os objetivos da campanha Setembro Amarelo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um dos meios de saúde pública para buscar ajuda.

Este ano, o SAMU/SC recebeu 2.645 chamadas relacionadas a tentativas de suicídio nas Centrais de Regulação de Urgência (CRU).

Desse montante, em 1.840 ocorrências foram enviadas Unidades de Suporte Básico (USB) ou de Suporte Avançado (USA) para atendimento no local da ocorrência.

O superintendente de Urgência e Emergência, Marcos Fonseca, ressalta que as centrais do SAMU estão preparadas para atender os chamados de todo o estado e está havendo uma mudança do perfil das pessoas que solicitam este tipo de atendimento:

SONORA

Nos casos mais graves, são enviadas USAs que possuem aparelhos e equipamentos semelhantes aos da UTI hospitalar e uma equipe formada por condutor socorrista, médico e enfermeiro. Entre janeiro e agosto deste ano, foram atendidos 383 casos de tentativas de suicídio por essas unidades.

A faixa etária das vítimas transita de 13 a acima de 60 anos. Até os 19 anos foram 59 casos, e entre 20 a 39 anos, está o maior número das tentativas de suicídio, somando 276 atendimentos.
Os profissionais que atuam no SAMU precisam estar preparados para situações de emergências psiquiátricas.

Estar atentos aos sinais, praticar uma escuta ativa e sem julgamentos, demonstrar empatia e encaminhar para o tratamento adequado é fundamental no atendimento do paciente de saúde mental, podendo muitas vezes salvar a vida do potencial suicida.

Por conta disso, nos dias 16 e 17 de setembro, será realizado o Simpósio Catarinense de Emergências Psiquiátricas na Unisul da Pedra Branca, em Palhoça. O evento reunirá profissionais da área de todo o estado.

Na rede pública, também há serviços de apoio emocional gratuito nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece ajuda por telefone, chat, e-mail e pessoalmente, além de realizar ações especiais em casos de eventos e catástrofes. O serviço está disponível no telefone 188 ou pelo site www.cvv.org.br.

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