Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governador nomeia embaixador honorário...

Governador nomeia embaixador honorário de Santa Catarina na Catalunha

O governador Jorginho Mello iniciou a segunda-feira,16, em agenda para o desenvolvimento das relações internacionais catarinenses com a Catalunha.

O governador concedeu ao engenheiro e pesquisador Josep Miquel Piqué Huerta o título de Embaixador Honorário de Santa Catarina para a comunidade autônoma situada na Espanha.

Huerta é uma referência mundial em ecossistemas de inovação para o desenvolvimento de territórios.

O secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, e o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, acompanharam a nomeação formal na residência oficial do governador.

O governador salientou que o estabelecimento de um representante formal de Santa Catarina na Catalunha traz a possibilidade de abrir portas, fazer intercâmbio e mostrar O que o estado tem de melhor:

SONORA

A função de representante honorário não é remunerada e o seu exercício é considerado um serviço público relevante, sem privilégios e imunidades, próprias das autoridades diplomáticas.

O embaixador enfatizou que sua missão é sem dúvida criar essa ponte bem estruturada entre a Catalunha e Santa Catarina com as diferentes estratégias na economia, no turismo e compartilhando boas experiências:

SONORA

O secretário, Paulo Bornhausen, explica que o programa dos Embaixadores Honorários Catarinenses consiste em fazer uma relação de trocas econômicas e sociais com essas regiões:

SONORA

Josep Miquel Piqué Huerta é Engenheiro de Telecomunicações formado pelas instituições La Salle e Universidade Politécnica da Catalunha, com MBA na ESADE e doutorado em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull.

É o Presidente Executivo do parque de inovação La Salle Technova Barcelona, ex-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), vice-presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha (APTE), presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia (CTECNO).

Teve significativa contribuição na Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e em Políticas de Inovação e Competitividade das Nações Unidas para a Europa, com um impacto notável no setor público em Barcelona, atuando em agências de desenvolvimento local e crescimento econômico da capital catalã.

Participou de projetos e fóruns continentais na área de inovação, publicou artigos e prestou consultoria para cidades em cinco continentes, promovendo a Economia e Sociedade do Conhecimento e contribuindo para a consolidação de Cidades Empreendedoras ao redor do mundo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support