Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Governador nomeia embaixador honorário...

Governador nomeia embaixador honorário de Santa Catarina na Catalunha

O governador Jorginho Mello iniciou a segunda-feira,16, em agenda para o desenvolvimento das relações internacionais catarinenses com a Catalunha.

O governador concedeu ao engenheiro e pesquisador Josep Miquel Piqué Huerta o título de Embaixador Honorário de Santa Catarina para a comunidade autônoma situada na Espanha.

Huerta é uma referência mundial em ecossistemas de inovação para o desenvolvimento de territórios.

O secretário executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, e o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, acompanharam a nomeação formal na residência oficial do governador.

O governador salientou que o estabelecimento de um representante formal de Santa Catarina na Catalunha traz a possibilidade de abrir portas, fazer intercâmbio e mostrar O que o estado tem de melhor:

SONORA

A função de representante honorário não é remunerada e o seu exercício é considerado um serviço público relevante, sem privilégios e imunidades, próprias das autoridades diplomáticas.

O embaixador enfatizou que sua missão é sem dúvida criar essa ponte bem estruturada entre a Catalunha e Santa Catarina com as diferentes estratégias na economia, no turismo e compartilhando boas experiências:

SONORA

O secretário, Paulo Bornhausen, explica que o programa dos Embaixadores Honorários Catarinenses consiste em fazer uma relação de trocas econômicas e sociais com essas regiões:

SONORA

Josep Miquel Piqué Huerta é Engenheiro de Telecomunicações formado pelas instituições La Salle e Universidade Politécnica da Catalunha, com MBA na ESADE e doutorado em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull.

É o Presidente Executivo do parque de inovação La Salle Technova Barcelona, ex-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), vice-presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha (APTE), presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT) e presidente do Conselho de Ciência e Tecnologia (CTECNO).

Teve significativa contribuição na Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e em Políticas de Inovação e Competitividade das Nações Unidas para a Europa, com um impacto notável no setor público em Barcelona, atuando em agências de desenvolvimento local e crescimento econômico da capital catalã.

Participou de projetos e fóruns continentais na área de inovação, publicou artigos e prestou consultoria para cidades em cinco continentes, promovendo a Economia e Sociedade do Conhecimento e contribuindo para a consolidação de Cidades Empreendedoras ao redor do mundo.