Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN celebra Dia da...

CASAN celebra Dia da Árvore em escolas da Região Oeste

Mês do Dia da Árvore (21/9), setembro tem uma agenda especial de atividades de educação ambiental na Região Oeste. Aproximadamente 500 estudantes de diferentes escolas serão atendidos pelo Consórcio Iberê, iniciativa que tem entre seus parceiros a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e a Epagri.

Na próxima semana, escolas dos municípios de Planalto Alegre (17/9), Caxambu do Sul (18 /9) e Águas de Chapecó (20/9) recebem as atividades que tratam de temas como cuidado com resíduos sólidos, compostagem e a importância da proteção e conservação  da Mata Ciliar.

As Matas Ciliares são formadas por árvores e diferentes espécies de cobertura vegetal nativa, que fica às margens de cursos d´água e colabora com sua conservação – dai a denominação que lembra a proteção dos cílios para os olhos.

A conservação de áreas de Mata Ciliar em sete cidades do Oeste é o foco do trabalho desenvolvido desde 2006 em colaboração Consórcio Iberê e CASAN, entre outras instituições. Entre os resultados obtidos está o cercamento e proteção de 353 hectares de Áreas de Proteção Permanente, o que corresponde a 3,5 milhões de metros quadrados de vegetação de Mata Ciliar, ou 353 campos de futebol.

“São muitas áreas protegidas, em que a vegetação e as árvores nativas podem voltar a se desenvolver e podem cumprir sua função de proteção de cursos d’água, de atrair de volta a biodiversidade nas propriedades que participam do projeto”, explica Geciane Pereira Jordani, que integra a equipe executiva do Consórcio Iberê. 

“É um trabalho muito importante para os mananciais que garantem o abastecimento de água na região e também para a qualidade de vida das famílias de produtores rurais que se integram ao projeto. No diálogo com os estudantes a meta é ampliar a visão sobre a importância da conservação ambiental para manutenção da água e para a qualidade de vida deles e de suas famílias ”, explica o engenheiro sanitarista Marcelo Seleme Matias, chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Gerência de Meio Ambiente da CASAN. 

Imagens: Consórcio Iberê
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support