Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Reunião em Florianópolis trata...

Reunião em Florianópolis trata dos próximos passos para a instalação da Sinotruk em SC

A finalização do projeto de terraplanagem e os processos de licenciamento ambiental são as próximas etapas para a construção da fábrica de caminhões da marca chinesa Sinotruk em Lages, na Serra Catarinense. Nesta quinta-feira, 31, em Florianópolis, uma reunião mobilizou representantes do Governo do Estado, da prefeitura de Lages e da empresa para tratar dos encaminhamentos necessários. O encontro ocorreu um dia após o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) autorizar a inclusão da empresa no programa de incentivos federais Inovar-Auto. A portaria oficial deve ser entregue na próxima semana, em ato em Santa Catarina.

Foto: Jaqueline Noceti/Secom.

>>> Veja aqui a galeria de imagens.

Participaram do encontro desta quinta, o governador Raimundo Colombo; o presidente da SC Parcerias, Paulo César Costa; o prefeito de Lages, Elizeu Mattos; e o presidente da SBTC Indústria de Veículos, Joel Anderson, representante da Sinotruk Brasil; entre outras autoridades.

“O próximo passo é a terraplanagem, que está sendo dimensionada e passando pelo processo de licença ambiental definitiva, e, então, teremos a implantação da indústria. Os projetos de engenharia e de fábrica estão todos prontos. A obra de construção vai demorar de oito a 12 meses. Depois disso, teremos os processos de estruturação da linha de produção e de treinamento de pessoal. Para ter direito aos benefícios do Inovar-Auto, temos que começar a produzir dentro de até dois anos. Acreditamos que em pouco menos do que isso teremos o primeiro caminhão catarinense”, explicou o presidente da SC Parcerias, Paulo Costa.

A fábrica em Lages será a primeira unidade da Sinotruk fora da China. A produção anual da planta vai começar em 400 caminhões montados por turno, mas com previsão de chegar em médio prazo em 5 mil veículos por ano em um único turno. O investimento previsto para a construção é de aproximadamente R$ 300 milhões. A unidade vai gerar cerca de 400 empregos nessa primeira etapa, número que aumentará significativamente em função da cadeia de fornecedores a ser instalada em volta da montadora.

A unidade será construída no Polo Industrial de Índios, em Lages, ao lado da BR-282. O terreno tem cerca de 1 milhão de metros quadrados. A Sinotruk vai ocupar uma área de 200 mil metros quadrados, sendo aproximadamente 50 mil metros quadrados de área construída. Além do Inovar-Auto, que garante benefícios como desconto do IPI, a Sinotruk recebeu incentivos do Governo do Estado e a doação do terreno por meio de parceria entre Governo do Estado e prefeitura de Lages. Em contrapartida, o Inovar-Auto exige um percentual mínimo de uso de peças nacionais, o que vai impulsionar a cadeia produtiva na região.

O presidente da SBTC Indústria de Veículos, Joel Anderson, representante da Sinotruk Brasil, destacou os motivos da escolha de Lages para o empreendimento. “A cidade está localizada muito próxima de um grande polo da indústria de caminhões, que é a região de Caxias do Sul (RS). Também percebemos a possibilidade de uma mão de obra especializada, que o Estado tem oferecido às indústrias que aqui estão se instalando. E queremos desenvolver parcerias dentro do laboratório de pesquisas da Sinotruk com universidades e centros de ensino. Temos um ambiente favorável para um grande empreendimento e, sem dúvida, vamos produzir para competir com as grandes marcas do mercado brasileiro”, ressaltou.

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Leia também:
Estado ganha sinal verde para obras da fábrica da Sinotruk na Serra catarinense

Informações adicionais:
Alexandre Lenzi
Secretaria de Estado de Comunicação
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 8843-4350