Cônsul do Japão visita Santa Catarina para reafirmar parcerias
O cônsul geral do Japão em Curitiba, com jurisdição no Sul do Brasil, Toshio Ikeda, esteve em Florianópolis, nesta quinta-feira, 10. Em visita ao Centro Administrativo, onde foi recebido pelo governador Raimundo Colombo, Ikeda salientou que a intenção é reafirmar as parcerias diplomáticas, culturais e econômicas estabelecidas entre os dois países. “Santa Catarina tem um forte potencial em todos os setores e é parceiro do Japão, por isso estamos aqui”, disse Ikeda.
Também presente na visita, o consultor geral da Secretaria de Articulação Internacional, Marcelo Trevisan, informou ao cônsul que Santa Catarina é o maior produtor nacional de carne suína, respondendo por um quarto do total produzido no país. Ele destacou a entrada da carne suína catarinense ao país, que foi autorizada pelo Governo japonês em junho de 2013. O Japão é o maior importador de carne suína do mundo, comprando o equivalente a 1,2 milhão de toneladas por ano, no entanto as aquisições de carne suína congelada somam 800 mil toneladas.
Outras potencialidades do Estado foram apresentadas ao cônsul: como o turismo, a agricultura, a indústria e os portos. Os 120 anos de relacionamento diplomático entre o Brasil e o Japão, que serão comemorados em 2015, também foram assunto do encontro. “Queremos manter a parceria com o Japão, pois é um país muito importante para o Brasil e Santa Catarina”, disse Trevisan.
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}