Conselho Estadual de Cultura abre consulta para indicação de agraciados com a Medalha Cruz e Sousa
Está aberta a consulta pública que irá ouvir a sociedade civil para a escolha das pessoas e iniciativas que serão agraciadas com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa 2024, concedida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) por meio do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (CEC-SC).
O envio dos nomes deve ser feito de 9 de setembro a 8 de outubro. O formulário está disponível em https://cultura.sc.gov.br/
Podem ser indicados autores de obras literárias ou artísticas, relativas ao estado e reconhecidas como de real valor, ou pessoa física ou jurídica que tenha contribuído por outros meios e de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado.
É vedada a autoindicação, mas permitido o envio de indicação de pessoas distintas pela mesma proponente.
Todos os nomes indicados serão analisados pelo Conselho, como explica o presidente do Conselho Estadual de Cultura, o Luiz Nilton Corrêa:
SONORA
O CEC definirá a lista entre os dias 9 e 22 de outubro, conforme cronograma disponível no regulamento da consulta pública.
A Medalha é a maior honraria da área cultural no estado. A solenidade para entrega da comenda ocorrerá no dia 24 de novembro, data de aniversário do poeta simbolista que a nomeia.
João da Cruz e Sousa (1861-1898) foi um poeta brasileiro. Com suas obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), publicadas em 1893, foi precursor do movimento simbolista no Brasil, do qual é o principal expoente.
É patrono da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira nº 15. A Medalha que leva seu nome foi criada em 1994, por meio do decreto nº 4892/94, e tem como objetivo reconhecer importantes feitos em prol do desenvolvimento cultural de Santa Catarina.