Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Governador recebe embaixadores de...

Governador recebe embaixadores de países árabes

O governador Raimundo Colombo recebeu na manhã desta segunda-feira, 28, em Florianópolis, membros do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil. A proposta do encontro é dar início a uma maior aproximação entre Santa Catarina e os países e para uma possível efetivação de parcerias comerciais e turísticas. Integraram a comitiva, os embaixadores da Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Jordânia, Kuwait, Mauritânia, Marrocos, Omã, Palestina, Sudão e Tunísia.

O governador Colombo destacou a força econômica de Santa Catarina, a diversidade da indústria catarinense, o dinamismo dos portos, os índices positivos dos setores como o cerâmico, têxtil, metal-mecânico e agroindústria. Ele também salientou a relação existente com os países árabes. “Nós temos uma boa relação, mas isso ainda pode ser melhorado. Esta visita é muito importante, pois ela aproxima e busca aumentar ainda mais as parcerias comerciais e turísticas, além da troca de experiências. Santa Catarina tem um viés muito forte e uma abertura para o mundo. Nosso desenvolvimento se deu assim, e essa é uma oportunidade privilegiada”.

Foto: James Tavares/Secom

>>> Acesse a galeria de fotos

Em 2013, SC exportou US$ 607,17 milhões para os países árabes. Também no ano passado, as exportações brasileiras de alimentos somaram mais de US$ 5 bilhões, um recorde em relação a anos anteriores. Ao todo, foram 17 milhões de toneladas, especialmente, entre carnes, açúcares e cereais.

O decano (membro mais antigo) do Conselho e embaixador da Palestina, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, agradeceu o apoio e a recepção do Governo do Estado. Ele espera fortalecer ainda mais as relações bilaterais. “Estamos conhecendo as oportunidades comerciais e investimentos, além de identificar pontos de interesse entre ambos. O governador expôs todas as possibilidades que SC apresenta e as conquistas que foram obtidas com o trabalho dos catarinenses em diferentes setores.”

>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}