Empresa de Cingapura confirma investimento em Santa Catarina
No quarto dia da missão oficial a Cingapura, o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, recebeu a confirmação do investimento de R$ 200 milhões da Keppel Offshore & Marine na cidade de Navegantes, onde a empresa já possui um estaleiro. O aporte do conglomerado cingapuriano ampliará as instalações e criará 500 vagas de emprego. O Keppel Singmarine Brasil é especializado em embarcações customizadas.
Durante a visita à sede da empresa asiática, Bornhausen se encontrou com quatro funcionários da filial catarinense, que deixaram o Litoral de Santa Catarina há 15 dias para receber treinamento de dois meses em Cingapura. Gustavo Chaves, Derlei Anacleto, Jeferson Lima e José Cardoso são naturais de Navegantes e se disseram entusiasmados com a oportunidade de aperfeiçoamento em Cingapura. “Espero que aproveitem ao máximo esta oportunidade única, já que a expansão do estaleiro em Navegantes abrirá ainda mais oportunidades de crescimento”, aconselhou o secretário.
>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download
Centro de Inovação
A equipe de Santa Catarina se reuniu com o CEO da Keppel, Loh Chin Hua, e convidou a empresa a participar do projeto do Centro de Inovação de Itajaí, um dos 11 que serão construídos no Estado. O presidente da Keppel demostrou interesse na proposta. “Inovação é um valor central para nós e é o que nos distingue em relação a outros estaleiros no mundo”, avaliou Loh. Os Centros de Inovação reunirá empresas, universidades e os poderes público estadual e municipal para traçar modelos de inovação no Estado. Em Itajaí será valorizada a vocação marítima, além da capacitação de pessoas da região para trabalhar no setor náutico e em áreas do segmento de tecnologia.
No dia anterior, Bornhausen já havia encaminhado com outra empresa local, a JURONG Consultants, uma parceria para desenvolver o projeto e o modelo do Centro de Inovação de Itajaí. A JURONG tem experiência no desenvolvimento de parques tecnológicos. “Estamos rodeados por poderosos países e somos pequenos. O que podemos fazer é nos lançar pelo mundo com parques industriais e tecnológicos, levando o conhecimento de empresas cingapurianas para ajudar no desenvolvimento de outros povos”, disse a presidente da JURONG Consultants, Mao Whey Ying.
O Governo do Estado já tem parceria com a Catalunha para os projetos dos Centros de Inovação. “Com a aproximação com Cingapura, o segundo país mais competitivo do mundo, Santa Catarina garante a excelência desses centros”, comemora Bornhausen.
A agenda da missão catarinense a Cingapura segue nesta sexta-feira, com visitas a mais empresas, agências cingapurianas e a embaixada brasileira.
Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável
Fone: (48) 3665-2253 e 9929-4998