Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Agosto Verde Claro: encontro...

Agosto Verde Claro: encontro realizado pela Dibea estadual promove trocas entre municípios sobre zoonoses

Fotos: Divulgação / Semae

Representantes de municípios de várias regiões de Santa Catarina participaram nesta terça-feira, 27, do encontro em prol da Campanha Agosto Verde Claro, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde, por meio da Diretoria de Bem Estar Animal Estadual (Dibea). A Campanha tem o propósito de incentivar ações educativas, discussões e eventos relacionados às políticas públicas de vigilância e controle da Leishmaniose. Além desta temática, também foram abordadas durante o encontro outras doenças transmitidas entre animais e humanos, bem como prevenção e tratamento.

Este foi o primeiro evento promovido pela Diretoria de Bem Estar Animal Estadual, e segundo a diretora Fabricia Costa, o objetivo principal foi alcançado. “O encontro foi super proveitoso. Conseguimos levar informação atualizada e de qualidade para os gestores municipais. Além disso, provocamos a reflexão para que esses municípios começassem a pensar em ações de prevenção. Falamos ainda sobre a importância de ter um controle populacional dos animais e das cidades terem diretorias de bem estar municipais”, ressaltou a diretora.

Para os participantes do encontro, as discussões foram bastante proveitosas. “Esse evento é muito importante para a gente dividir as nossas experiências e principalmente as nossas angustias, pra tentar resolver esses problemas vendo as experiências dos outros”, ressaltou a médica veterinária da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Helena Claudino, participante do encontro.

Após as palestras ministradas por professores pesquisadores da UFSC e funcionários do Centro de Zoonoses da Capital, os representantes dos municípios tinham espaço para fazer perguntas e tirar suas dúvidas sobre os temas.

“Eu acho que essas iniciativas são muito válidas. Primeiro pela troca de experiências fantásticas, já que conseguimos ver o que os outros municípios estão fazendo. E segundo que os temas em debates são urgentes. Falamos de Leishmaniose e Esporotricose, duas zoonoses emergentes que estão cada vez mais aumentando o numero de casos e animais e humanos, então é extremamente válido e importante pra saúde pública esse debate”, comentou a médica veterinária das prefeituras de Itajaí e Bombinhas, Andrea Diedrich Porto, que também participou do encontro representando as duas cidades.

Sobre o Agosto Verde Claro

Essa campanha é dedicada à conscientização e prevenção da Leishmaniose. A enfermidade é considerada uma zoonose, uma vez que os cães são os principais reservatórios e ela é transmitida a outros animais e humanos pela picada dos mosquitos infectados. É importante ressaltar que a transmissão só ocorre por meio da picada do mosquito infectado, e não por contato direto com animais ou pessoas doentes.

Na Semana Nacional de Controle e Combate às Leishmanioses, estabelecida por meio da Lei nº 12.604/2012, o Ministério da Saúde reforça a importância da prevenção destas e outras doenças infecciosas que afetam seres humanos e animais. Por isso a Semae e a Dibea estadual realizaram este evento com o propósito de é incentivar iniciativas educativas, discussões e outros eventos relacionados às políticas públicas de vigilância e controle da Leishmaniose, respaldar as atividades de prevenção e disseminar os avanços científicos e técnicos associados ao enfrentamento da Leishmaniose.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support