Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Na Fiesc, Colombo faz...

Na Fiesc, Colombo faz balanço de ações do governo

O governador Raimundo Colombo participou na manhã desta sexta-feira, 21, de reunião na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), com o presidente da entidade, Glauco José Côrte, e empresários de diferentes regiões do Estado. O governador fez um balanço das ações do Estado, em especial dos investimentos pelo programa do Pacto por Santa Catarina, que está garantindo R$ 10 bilhões para diferentes áreas, com destaque para infraestrutura e logística, que são demandas constantes do empresariado.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Foto: James Tavares, Secom. Veja aqui a galeria de imagens.

“Sabemos das limitações do poder público, da burocracia excessiva, mas temos avançado nos últimos anos no desenvolvimento econômico e social. Os indicadores mostram isso. E a indústria catarinense está de parabéns por sua participação nesse processo”, afirmou.

Colombo destacou também o bom momento na geração de emprego no Estado, ressaltando a participação da indústria nesse cenário. Em 2013, a indústria catarinense liderou a geração de empregos no setor no país. Foram 20,1 mil vagas geradas pelo segmento industrial no Estado, superando estados como Paraná (15,1 mil), Rio Grande do Sul (14,3 mil) e São Paulo (13,4 mil). Os dados são do Ministério do Trabalho.

E o cenário favorável segue em 2014. Santa Catarina liderou a geração de empregos no país em janeiro deste ano. O saldo (diferença entre admissões e demissões) foi de 18.317 vagas com carteira assinada geradas em SC, o maior resultado entre todos os estados. Em seguida, aparecem: Paraná, com 11.991; Mato Grosso, com 10.264; Rio Grande do Sul, com 9.584; e São Paulo, com 7.949. Em Santa Catarina, os setores que mais se destacaram em janeiro foram a indústria da transformação (saldo de 7.372 vagas), a agropecuária (4.742) e o setor de serviços (3.862).

Os bons indicadores sociais do Estado também foram destacados pelo governador, como a maior longevidade do país, o menor índice de mortalidade infantil e a menor taxa de analfabetismo.

O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, agradeceu a participação do governador, reforçando as reivindicações de melhorias constantes em infraestrutura no Estado e reconhecendo a importância dos investimentos em andamento nas estradas, rodovias e portos catarinenses. “Hoje, ainda temos um dos maiores custos de logística do país. Estamos atualizando estudo elaborado em parceria com a UFSC que mostra que o custo de logística de uma indústria catarinense é o dobro do custo de uma empresa americana de mesmo porte. Isso afeta nossa competitividade no mercado nacional e no exterior”, destacou.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC