Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Bombeiros militares de Criciúma...

Bombeiros militares de Criciúma participam de Curso de Prevenção à Saúde Mental

Fotos: Divulgação / CBMSC

Nessa quinta-feira, 22, 20 bombeiros do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) de Criciúma participaram do curso Guardiões da Vida, uma iniciativa de apoio mútuo e suporte psicológico entre os integrantes das unidades operacionais. Essa é a primeira vez que o projeto foi realizado de forma presencial, e tem como intuito proporcionar uma rede de suporte contínuo, fortalecendo a resiliência emocional e o bem-estar dos militares.

O curso abordou temas essenciais como o conceito e dados gerais sobre suicídio, fatores de risco e transtornos psicológicos. Além disso, incluiu um ciclo de abordagem voltado para identificar militares em adoecimento psicológico. O tenente Jean Abílio Silva, chefe do Serviço de Psicologia do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) e da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), reforçou a relevância do projeto. “A saúde mental é uma questão prioritária nas corporações. Estamos buscando capacitar nossos militares para que possam identificar sinais de adoecimento psicológico e agir de maneira rápida e eficaz”, ressaltou.

Os objetivos do treinamento foram claros: identificar precocemente outros militares que estejam em risco de adoecimento psicológico, realizar o acolhimento inicial e, quando necessário, encaminhá-los para a equipe de saúde. O comandante do 4º BBM, Henrique Piovezam da Silveira, destacou a importância da iniciativa. “Essa capacitação é mais do que um treinamento, é um compromisso com a vida e com a saúde dos nossos militares. Precisamos estar atentos uns aos outros e criar um ambiente de acolhimento”, enfatizou o comandante.

Ao final, o objetivo é desenvolver uma rede de proteção interna contra o suicídio entre os militares, conectando os guardiões da vida aos profissionais de saúde. O tenente Jean enfatizou sobre a importância desse projeto ser realizado dentro da corporação. “Os militares já têm uma vulnerabilidade ao adoecimento mental, porque o trabalho acaba expondo eles em situações delicadas e até gerando estresse pós-traumático. Inclusive, nós temos dados de que o número de suicídios dentro da corporação na série histórica é duas vezes maior do que o da população em geral”, frisou.

Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support