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Governo zera estoques e reduz custos com armazenamento e compra de produtos

Os galpões de 1,1 mil e de 1,6 mil metros quadrados, localizados em Florianópolis e usados como almoxarifado do governo do Estado, estão praticamente vazios. A Secretaria da Administração conseguiu, em 12 meses, zerar os estoques de materiais de expediente, de limpeza e de consumo usados por todas as pastas e que ficavam armazenados em depósitos do Estado. A medida, que faz parte do Modelo de Gestão Estratégica, reduz custos com estocagem e desperdício na compra dos materiais.

Foto: Divulgação/SEA

O valor total da economia ainda está sendo calculado, mas já se sabe que somente com a finalização do estoque do menor depósito será possível economizar R$ 500 mil por ano. “Sem estoque não há necessidade de colocar um vigia, ter servente e arcar com o custo de dois servidores que podem ser remanejados para outras áreas e mais bem utilizados”, explica o diretor de Gestão de Materiais e Serviços, Alexandre Tonini.

Estoques de menor tamanho que ficavam em outras cidades também estão sendo desativados. As secretarias que precisam de produtos, como material de expediente, de limpeza e de consumo (água, café, açúcar e leite) solicitam os artigos diretamente aos fornecedores licitados por meio de pregões eletrônicos com registro de preço.

Como funciona
A Secretaria da Administração reúne os pedidos de compras de todas as secretarias, oferecendo lotes com grande volume de produtos às empresas e conseguindo um maior desconto. Como é feito por meio de pregão eletrônico, fornecedoras de todo o país e de todos os tamanhos podem participar, aumentando a concorrência e diminuindo os valores. Os pregões eletrônicos são feitos por meio de registro de preços, em que o Governo compra conforme sua demanda, sem precisar adquirir tudo o que licitou. Cada secretaria faz o pedido por um determinado tempo e paga somente por aquilo que comprou. Assim, o estoque fica diretamente com o fornecedor. “Outra vantagem neste processo é que o produto terá sempre qualidade, já que o fornecedor tem a obrigação de enviar um artigo dentro do prazo de validade”, afirma Tonini.

Durante o ano, a Secretaria da Administração promoveu quatro pregões eletrônicos centralizados com registro de preço, gerando uma economia de mais de R$ 10 milhões. No primeiro pregão foram comprados água, café, leite e açúcar; em outros dois processos, material de expediente e de limpeza; e no último equipamentos de informática.

Os frutos da gestão
Ações de economia, como a do Estoque Zero, fazem parte de um pacote de medidas do Governo do Estado que começou a ser implantado em 2012. “O Modelo de Gestão Estratégica visa melhorar procedimentos para que se gaste menos recursos dos cofres públicos com atividades meios, dando mais condições para que o Governo invista em áreas fins. É um trabalho permanente e que dá bons resultados”, afirma o secretário da Administração e mentor do Modelo de Gestão, Derly Massaud de Anunciação.

Informações para a imprensa
Claudia De Conto
Secretaria de Estado da Administração
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-1636

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