Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Epagri abre inscrições para curso...

Epagri abre inscrições para curso de homeopatia integrativa em Araranguá

O tratamento homeopático promove uma produção de alimentos de forma limpa, com bons índices de produtividade e baixo custo. Foto: Divulgação/Epagri

De setembro a novembro, a Epagri e a empresa de extensão rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS) promovem um curso de formação em homeopatia integrativa no município de Araranguá, no Sul Catarinense. Podem se inscrever técnicos, agricultores, profissionais da saúde e demais interessados. Para isso, é necessário procurar os escritórios municipais das duas empresas. O curso é gratuito, com 120 horas/aulas, com emissão de certificado pela Udesc.

Podem se inscrever técnicos, agricultores, profissionais da saúde e demais interessados (Fotos: Divulgação/Epagri)

O curso será dividido em três etapas de três dias inteiros: 24 a 26 de setembro, 22 a 24 de  outubro e 26 a 28 de novembro. A programação contempla conteúdo voltado para a homeopatia na produção animal, cultivos agrícolas e ambiente. Os instrutores serão técnicos da Epagri e da Emater/RS.

Homeopatia em Santa Catarina

Conforme o pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Lages, Pedro Boff, o Brasil é o país que mais usa a homeopatia na agropecuária. Juntamente com Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, Santa Catarina é um dos estados que está mais à frente no uso dessa terapia na agricultura familiar. O método terapêutico vem sendo testado no território catarinense para produção de cebola, hortaliças, frutas e plantas medicinais.

Ela também vem sendo usada com êxito na criação de abelhas e ovelhas, mas é na produção de leite que a Epagri alcançou os melhores resultados até agora. Marcelo Pedroso, médico veterinário e extensionista da Epagri em Criciúma, é um dos responsáveis pelo sucesso no uso dessa terapia em rebanhos bovinos no sul do Estado e um dos coordenadores deste curso.

A terapia homeopática vem sendo difundida e implementada na agropecuária catarinense por meio de cursos presenciais

Homeopatia na agropecuária

De acordo com Marcelo, a homeopatia surgiu nos trabalhos da Epagri no início dos anos 2000. A inciativa veio como proposta inovadora em apoio ao cumprimento de sua missão. Segundo estudos desenvolvidos pela Empresa, o tratamento homeopático promove uma produção de alimentos de forma limpa, com bons índices de produtividade e baixo custo.

Desde 2011 a Epagri conta com Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal, na Estação Experimental em Lages. Coordenada pelo pesquisador Pedro Boff, a unidade desenvolve pesquisa colaborativa com cursos de pós-graduação da Udesc, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O laboratório também atende as próprias estações experimentais da Epagri, entre as quais se destaca a unidade de Ituporanga, que produz cebola homeopatizada.

Já são mais de 13 mil pessoas atendidas direta ou indiretamente pela Epagri em homeopatia integrativa

Por outro lado, a terapia homeopática vem sendo difundida e implementada na agropecuária catarinense por meio de cursos presenciais como este, cursos online, palestras, estudos de caso e serviço de extensão promovidos pela Epagri e outras instituições. Já são mais de 13 mil pessoas atendidas direta ou indiretamente pela Epagri, em SC e outros diversos estados brasileiros durante esses anos de trabalho conjunto entre a pesquisa agropecuária e a extensão rural.


Mais informações e entrevistas:

Marcelo Pedroso, coordenador do curso
Fone (48) 99668-3768.

Informações para a imprensa

Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407/99161-9596.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support