Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Colombo trata de acordos...

Colombo trata de acordos comerciais em reunião com embaixador do Brasil na Rússia

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, se reuniu, nesta segunda-feira, com o embaixador  do Brasil na Rússia, Fernando Paulo de Mello Barreto Filho. O encontro, realizado na sede da embaixada, em Moscou, contou com a presença do secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, e do direto-financeiro da Celesc, José Carlos Oneda, além dos diplomatas Rinaldo Junqueira de Barros, Miguel Griesbach Pereira Franco e do secretario Guilherme Belli. O embaixador, que está em Moscou há três meses, destacou a importância das relações comerciais entre a Rússia e o Brasil.

Foto: Cláudio Thomas/Secom

>>> Mais imagens na galeria de fotos

Rinaldo de Barros, que atua na área da agricultura da embaixada, disse que Santa Catarina responde por 11% das exportações brasileiras para a Rússia, com as vendas de carnes suína e aves e também de fumo. “Santa Catarina oferece o melhor serviço de vigilância sanitária do Brasil”, ressaltou.

O governador lembrou que o Estado conta com 65 barreiras de proteção sanitária nas divisas com o Rio Grande do Sul e o Paraná e esse trabalho, segundo Colombo, garantiu a conquista do mercado japonês para a carne suína catarinense. Raimundo Colombo se comprometeu a receber uma missão para fortalecer o mercado de exportações de carne suína para a Rússia, hoje considerado inconstante. Barreto Filho ressaltou que as empresas brasileiras precisam ser ágeis em responder aos questionamentos apresentados pelos russos.

O ministro-conselheiro Miguel Pereira Franco pediu o apoio do governo catarinense para o encontro sobre segurança alimentar, previsto para 2014 na Rússia, principalmente pelo sucesso da sustentabilidade nas propriedades rurais catarinenses.

Raimundo Colombo disse que a Epagri estará à disposição para cooperar com a embaixada, porque conta com excelência nas pesquisas sobre maçã, pera, uva e na produção de vinhos nas regiões de altitude e de leite, entre outros produtos.

O embaixador Barreto Filho afirmou, ainda, que os russos têm interesse em investir em ferrovias no Brasil. Colombo afirmou que existem projetos previstos para Santa Catarina. A linha que ligará o Oeste ao Litoral, já denominada de ferrovia do frango, e a litorânea, para interligar os portos de Itapoá, São Francisco do Sul, Navegantes, Itajaí e Imbituba. O projeto dessa última, de acordo com o governador, deve ser apresentado em até 30 dias. As outras duas são linhas que vem do Centro-Oeste, passando por Chapecó, e a revitalização da ferrovia paralela à BR-116, no Norte catarinense.

Os diplomatas destacaram, ainda, o interesse dos russos em investir em uma fábrica de sapatilhas para balé e do Uzbesquistão em atrair técnicos para atuar em escolas de futebol de campo.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o diretor de imprensa Cláudio Thomas, que acompanha o governador. O celular do diretor é (48) 99161-6455. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa
As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.

Estamos à disposição.